OBRIGATÓRIO

Bombeiros alertam sobre a importância do Plano de Prevenção Contra Incêndio

A grande preocupação em Rondonópolis envolve os dois maiores hospitais e também as unidades escolares.

por

10 de Fevereiro de 2016, 09h38

Bombeiros alertam sobre a importância do Plano de Prevenção Contra Incêndio
Bombeiros alertam sobre a importância do Plano de Prevenção Contra Incêndio

Comandante do 3º batalhão do Corpo de Bombeiros, Tenente- Coronel Francinildo Pereira Barbosa recebendo a equipe do site GazetaMT. Foto: Wagner Montanari/GazetaMTTendo como objetivo alertar as pessoas em geral, e principalmente os empresários de Rondonópolis, sobre a importância das medidas de prevenção de incêndio em salões de festas, prédios residenciais, estabelecimentos comerciais e industriais, além de instituições de ensino, o site GazetaMT conversou na última semana com o comandante do 3º batalhão do Corpo de Bombeiros, Tenente- Coronel Francinildo Pereira Barbosa.  

Na ocasião o comandante do batalhão falou sobre os passos para se conseguir o Alvará do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI).

Comandante do 3º batalhão do Corpo de Bombeiros, Tenente- Coronel Francinildo Pereira Barbosa. Foto: Wagner Montanari/GazetaMT"Todos precisam se conscientizar de que é necessário fazer o Plano de Prevenção Contra Incêndio para, depois disso, o Corpo de Bombeiros lhes conceder o Alvará de PPCI. Somente assim as prefeituras municipais poderão conceder o alvará de funcionamento dos estabelecimentos", explicou o comandante do Corpo de Bombeiros de Rondonópolis.

 A grande preocupação em Rondonópolis envolve os dois maiores hospitais , Santa Casa e HR (Hospital Regional), e também as unidades escolares.

"A situação é de alerta, ainda mais nos hospitais, onde as pessoas precisam ser tiradas do local de risco", explicou o tenente-coronel.

Durante a entrevista o Bombeiro Militar, Tenente Brito, também explicou sobre a solicitação PPCI - que é um processo administrativo formal e com fins jurídicos de comprovação de que o estabelecimento apresenta os requisitos ideais de segurança contra incêndio para os usuários, é de até 750 m² de área total edificada ou construída.

Tenente Brito, explicando os passos para retirada do Alvará. Foto: Wagner Montanari/GazetaMT"Sempre orientamos para as pessoas fiquem atentas ao prazo de renovação do Alvará. O ideal é que 30 dias antes do vencimento, seja feito esse pedido de renovação do documento. Desta forma, conseguimos fazer a vistoria. Vale lembrar, que após três vistorias, caso o estabelecimento não esteja regularizado, ele será interditado. Salvo, se o local estiver em risco eminente", destacou Brito.

O Corpo de Bombeiros de Rondonópolis se coloca a disposição da comunidade, principalmente aquelas pessoas que precisem de mais orientação ou que possuam alguma pendência ou até mesmo não tenham solicitado o PPCI de seu estabelecimento, orientando a todos que se dirijam ao quartel - situado Rua Clari Maria Gaiva Marino - Jardim Bela Vista, 78725, ou entrem em contato pelo telefone 3411-5175.