OMS

Plano de combate à resistência a antibióticos deve ser concluído em 2018

por GazetaMT

17 de Novembro de 2017, 15h31

Plano de combate à resistência a antibióticos deve ser concluído em 2018
Plano de combate à resistência a antibióticos deve ser concluído em 2018

RIO - O plano brasileiro de combate à resistência a antibióticos tem previsão de ficar pronto em 2018, segundo informações do Ministério da Saúde. O tema é uma preocupação global especialmente desde que foi divulgado, em maio do ano passado, um relatório do governo britânico que mostra que, se nada for feito até 2050, a resistência aos antibióticos matará mais do que o câncer: dez milhões de pessoas devem morrer a cada ano, isto é, uma pessoa em

Uma vacina utilizada para proteger contra meningite na Nova Zelândia mostrou efeito protetor também contra gonorreia Vacina de meningite usada na Nova Zelândia mostra proteção contra supergonorreia

Médicos e pesquisadores de todo o mundo entenderam que existe a necessidade de ações urgentes para, nas palavras do economista autor do então estudo, Jim O'Neill , "evitar que a medicina preventiva volte à Idade Média", quando simplesmente não existiam antibióticos. Com cada vez mais pessoas desenvolvendo resistência a esse tipo de medicamento - em geral, por causa do seu uso em excesso -, corre-se o risco de chegar uma hora em que os antibióticos existentes terão efeito sobre pouquíssimas pessoas. Assim, doenças como pnemonia e tuberculose, hoje eficientemente combatidas com antibióticos, poderiam voltar a ser letais.

Para evitar que esse cenário aconteça, a Organização Mundial da Saúde (OMS) produziu um plano de combate com cinco objetivos. E tem estimulado todos os países membros a elaborarem planos nacionais.

De acordo com um levantamento feito pela OMS em junho de 2016, dos 191 países membros, 25 tinham planos concluídos e 34 estavam fase de elaboração, incluindo o Brasil. Uma nova pesquisa feita este ano mostra que, até junho, 67 estavam com seu plano concluído, e 62 estavam em desenvolvimento. Na América do Sul, os países que já têm um plano de combate estruturado são Colômbia, Chile e Peru.