Operação Capitu

Neri Geller deve deixar o complexo da Mata Grande ainda hoje

O ex-ministro da Agricultura estava preso desde a última sexta-feira sob acusação de receber R$ 250 mil da JBS

por

12 de Novembro de 2018, 07h31

Neri Geller deve deixar o complexo da Mata Grande ainda hoje
Neri Geller deve deixar o complexo da Mata Grande ainda hoje

O deputado federal eleito e ex-ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller (PP), deve deixar ainda na manhã desta segunda-feira (12), o complexo penitenciário da Mata Grande, em Rondonópolis.  A liberdade dele veio por meio de um habeas corpus concedido pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nefi Cordeiro.

O ex-ministro da Agricultura estava preso desde a última sexta-feira (09) em razão da "Operação Capitu", que apura pagamento de propina a agentes públicos para beneficiar a JBS no ano de 2014.

Geller estava preso sob acusação de receber R$ 250 mil da JBS pra favorecer os interesses da empresa no Ministério da Agricultura, pasta que comandou entre março e dezembro de 2014. Uma foto sua ao lado de Florisvaldo Oliveira foi usada como prova. A imagem, de outubro de 2014, foi registrada logo após o executivo da empresa deixar a mala com dinheiro no gabinete dele.

Além de Geller, a operação levou à prisão o sócio da JBS, Joesley Batista, o executivo Ricardo Saud, o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, é o ex-secretário de Defesa Agropecuária, Rodrigo Figueiredo. O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, que já se encontrava preso, teve novo mandado de prisão expedido.