Oportunidade

Odin Teatret e Teatro O Bando farão apresentação única em Chapada

O evento acontece dos dias 02 a 05 de dezembro, com atividades também em Cuiabá; apresentação será dia 05 em Chapada

por GazetaMT

23 de Novembro de 2014, 07h00

Odin Teatret e Teatro O Bando farão apresentação única em Chapada
Odin Teatret e Teatro O Bando farão apresentação única em Chapada

Juntos pela primeira vez no Brasil, dois dos maiores grupos de teatro contemporâneo mundial, Odin Teatret e Teatro O Bando se encontram em Chapada dos Guimarães (MT), no mês de dezembro. Organizado pela Cia Pessoal de Teatro, o "Encontros Possíveis" é uma realização do Núcleo de Pesquisas Teatrais que promove essa importante reunião com grandes nomes. Um dos objetivos é estimular a pesquisa teatral ao mesmo tempo em que difunde e fomenta o teatro contemporâneo enquanto linguagem. O evento acontece dos dias 02 a 05 de dezembro, com atividades também em Cuiabá.

Depois de passar pelo município de Primavera do Leste (MT), onde a primeira etapa do "Encontros Possíveis" foi realizada durante o Festival Velha Joana, o evento chega a Chapada dos Guimarães (MT) com a expectativa de surpreender seus participantes. Doutor em Artes pela Escola de Belas-Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA-UFMG), professor de teatro do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte (MG), o pesquisador Luiz Carlos Garrocho será o mediador da mesa redonda que reúne Eugenio Barba, fundador do Odin Teatret (Dinamarca) e João Brites, diretor do Teatro O Bando (Portugal). O grande encontro acontece no dia 05 de dezembro, na Pousada Atmã Resort, em Chapada dos Guimarães.

 "A presença do Odin Teatret e do Teatro O Bando na América Latina é algo muito importante. Acredito que o Brasil nunca teve um encontro como esse, principalmente, porque são nomes com uma trajetória enorme e que dificilmente vêm para cá. Essa reunião tem tudo para ser um grande encontro e com muita produtividade também", afirma Luiz Carlos Garrocho.

Instrutor da oficina "Performance Urbana: o convívio como prática espacial", em Primavera do Leste (MT), Garrocho conta que se impressionou com o público encontrado na primeira etapa do "Encontros Possíveis". Segundo ele, o interesse e motivação dos atores e artistas presentes foi algo marcante durante a oficina. "Achei muito interessante a capacidade empreendedora dos artistas locais em promover um evento como esse. Vi pessoas que realmente gostam de teatro, querem fazê-lo melhor e buscam isso. Todos saíram muito satisfeitos, desejando estudar mais e motivados a crescer no teatro", acrescenta.

Fundado há exatos 50 anos, o Odin Teatret é uma referência quando se trata do teatro contemporâneo e ainda de artes cênicas. Fundador do grupo dinarmaquês, Eugenio Barba é um dos maiores diretores da atualidade. Seu trabalho é reconhecido mundialmente por diversas companhias e escolas de teatro, incluindo o Teatro O Bando, de Portugal, dirigido por João Brites. Mentora da Cia Pessoal de Teatro, Tatiana Horevicht destaca um dos pontos mais interessantes do encontro entre Barba e Brites. "As técnicas desenvolvidas pelo Eugenio Barba e o Odin Teatret são muito estudadas pelo Teatro O Bando, que é um dos grupos mais importantes de Portugal na atualidade e desenvolve um trabalho incrível. Então, será muito positivo ver de que forma eles dialogam isso", pontua.

Além da presença dos dois diretores, o evento conta ainda com a oficina "Eco do Silêncio", ministrada por Julia Varley, também integrante do Odin Teatret, e Amauri Tangará, representante de Mato Grosso no evento, diretor da Cia D'Artes do Brasil e autor dos filmes "Ao Relento" e "Nenhures", ambos sobre o Teatro O Bando, com quem mantém um intercâmbio há mais de 15 anos.

Evento
Encontros Possíveis 2014 tem o apoio do Itaú Cultural, através do projeto Novos Rumos, que teve a Cia. Pessoal de Teatro como única selecionada em Mato Grosso este ano. A ação ainda conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá, através do Edital de Apoio à Cultura do Município.  A participação no "Encontros Possíveis", realizado em Chapada dos Guimarães, tem inscrição gratuita e é aberta ao público.