OPUS FICTA

PF deflagra operação contra crimes previdenciários no INSS

Estão sendo cumpridos na manhã desta quinta-feira (13), oito mandados de busca e apreensão em Cuiabá e Várzea Grande.

por GazetaMT

13 de Dezembro de 2018, 07h26

PF deflagra operação contra crimes previdenciários no INSS
PF deflagra operação contra crimes previdenciários no INSS

Divulgação / PF

A Polícia Federal em ação conjunta com a Força Tarefa Previdenciária, deflagrou a operação Opus Ficta na manhã desta quinta-feira (13), com o objetivo e combater crimes previdenciários no INSS.

Estão sendo cumpridas oito mandados de busca e apreensão em Cuiabá e Várzea Grande. As ordens judiciais foram expedidas pela 5° Vara da Justiça Federal de Mato Grosso.

De acordo com a PF, as investigações tiveram início em 2017, após informações recebidas da Coordenação de Inteligência Previdenciária (Coinp/MT).

O esquema consiste na inserção de vínculos empregatícios falsos no CNIS, através do GFIPs, o que possibilitou a concessão e manutenção de dezenas de benefícios previdenciários fraudulentos, como por exemplo, aposentadoria por idade ou tempo de serviço.

As investigações apontaram a participação de dois servidores do INSS, que mesmo ciente das fraudes, concediam os benefícios, além de um contador e outras três pessoas. As identidades dos criminosos não foi divulgada.

Os prejuízos causados aos cofres públicos remontam o valor de R$ 3 milhões, mas poderia ter chegado a R$ 13 milhões caso o esquema não fosse descoberto.

Os envolvidos no esquema responderão pelos crime de estelionato contra a autarquia previdenciária e inserção de dados falsos em sistemas de informações tipificados.

A origem do nome da operação vêm do latim e significa “trabalho fictício”.