Organizando

Prefeitura e Senai firmam parceria para capacitar ambulantes

A qualificação promovida pela Prefeitura e Senai chama-se 'Qualidade do Atendimento e Segurança Alimentar' e terá duração de 24 horas

por GazetaMT

24 de Outubro de 2014, 18h22

Prefeitura e Senai firmam parceria para capacitar ambulantes
Prefeitura e Senai firmam parceria para capacitar ambulantes

A gestora do Gabinete de Desenvolvimento Econômico, Stefânia Pasqualoto, recebeu na tarde desta sexta-feira (24), a responsável pelo Núcleo de Relação com o Mercado, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai de Rondonópolis, Ana Caroline Bononi. Ambas fecharam uma parceria para que sejam disponibilizados cursos de qualificação aos vendedores ambulantes que serão cadastrados nos próximos dias pela Prefeitura.

Stefânia explicou que já iniciou um processo de notificação dos ambulantes, pela Secretaria Municipal de Receita, sobre a irregularidade de atuação comercial nos locais públicos e que agora o momento é de encaminhar estes trabalhadores para um novo momento de seus negócios.

"O que a prefeitura está realizando, na verdade, é o cumprimento de uma determinação do Ministério Público que cobrou do Executivo uma regularização total deste tipo comércio. Ainda está em estudo na Procuradoria-geral e na Secretaria de Governo quais espaços e de que maneira eles vão ser cedidos a estas pessoas, mas o que é certo é que eles terão de abrir uma microempresa para exercerem seu comércio e além de ajuda-los nesta questão burocrática queremos dar paralelamente um amparo técnico para melhorarem e padronizarem seus negócios", explicou.

A qualificação promovida pela Prefeitura e Senai chama-se 'Qualidade do Atendimento e Segurança Alimentar' e terá duração de 24 horas, certificadas, aos interessados. Na prática, o curso será dividido em três eixos: boas práticas de fabricação; atendimento ao cliente; e, técnicas de atendimento. "Este novo curso é regulamentado pela Anvisa e certamente contribuirá muito para o aperfeiçoamento da venda e do próprio produto comercializado por cada envolvido", disse Ana Caroline, do Senai.

A expectativa agora, de acordo com Stefânia, é aguardar as definições jurídicas e o mapeamento dos casos para que seja encaminhado o curso, mas a ideia é realiza-lo ainda este ano. "Ao regularizar alguém, nós não iremos estar lhe dando apenas um CNPJ, mas opção de linhas de crédito bancárias para investir e melhorar seu negócio. Ainda vamos lhes capacitar tecnicamente para que os comerciantes possam atender ainda melhor seus clientes. Vamos aguardar a real demanda que nos chegará para encaminhar as inscrições e marcar o início do curso", adiantou a gestora.