Os felinos e seus hábitos encantadores

por GazetaMT

22 de Fevereiro de 2018, 10h16

Os felinos e seus hábitos encantadores
Os felinos e seus hábitos encantadores

Os felinos sempre são alvos de curiosidades pela personalidade e pelos mitos, mesmo assim, muitas pessoas preferem criar gatos do que cachorros e ainda há quem crie os 2 juntos. Mas afinal,  o que o gato tem de tão diferente? Aqui neste texto trago alguns mitos e verdades sobre esse universo dos gatos.

Toxoplasmose

Infecção causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii e pode ser conhecida também por "doença do gato", pelo fato do animal ser o hospedeiro definitivo do patógeno. A transmissão é feita pelo contato com as fezes do gato infectado, ou seja, nem todo gato tem o protozoário. O ideal é trocar a areia da caixa usando luvas descartáveis para se prevenir.

Alimentação

Por ser carnívoro gosta de carne crua e tem instinto de caçador por isso pode pegar rato, passarinho e largatixa. Os domesticados as vezes nem comem apenas caçam e matam para brincar. Por isso não se assuste ao ver um passarinho morto ou uma largatixa dentro de casa deixado por ele.

Gatos se apegam a casa ou ao dono

Os gatos se apegam mais a uma pessoa da casa e são muito companheiros. Por serem territorialistas, são sim apegados à casa, mas se adaptam facilmente a outro ambiente, ou seja, eles ficam na casa por gostar dos donos e não só pela casa como sempre se ouve falar.

Ronronado e miado

Os gatos só ronronam quando estão felizes, porém o dono sempre deve estar atento aos miados do gato. Muitas vezes quando está com alguma dor, ele mia alto, grave e de maneira estranha para dizer que não está bem. Nesse caso o interessante é procurar o veterinário mais próximo.

Xixi pode simbolizar dor

Outro sinal que o gato dá que não está bem é quando faz xixi em lugares não usuais da casa. Por exemplo, no ralo do banheiro no portal acompanhado de miado grave. Ele está te avisando que está com dor.

Sono

O gato tem hábitos noturnos e dorme cerca de 16 horas por dia, entre cochilos e sonos profundos divididos ao longo deste período. 

Vale lembrar que depois de adotar um gato, você logo perceberá que foi ele que te adotou e que é ele quem manda em todos na casa incluindo você, suas visitas, outros animais, etc.  Mesmo assim, você será mais feliz do que era antes de trazê-lo para a sua casa.

Patrícia Ferrer é médica veterinária CRMV - MT 4209  e proprietária do Pet Park