Outubro Rosa

Prevenção ao câncer de mama é tema de palestra para servidoras

Muitas pessoas não sabem a respeito de aspectos básicos sobre o câncer, como ele se desenvolve no organismo e quais as principais causas

por GazetaMT

23 de Outubro de 2014, 13h55

Prevenção ao câncer de mama é tema de palestra para servidoras
Prevenção ao câncer de mama é tema de palestra para servidoras

Prevenção foi o tema chave da palestra realizada pela Prefeitura de Cuiabá hoje (23), que orientou as servidoras municipais a respeito do câncer de mama. O especialista em Saúde Pública, George Salvador Brito, explicou desde princípios gerais a respeito da doença à questões ligadas ao tabagismo e alimentação.

"Muitas pessoas não sabem a respeito de aspectos básicos sobre o câncer, como ele se desenvolve no organismo e quais as principais causas. Nesta palestra, quero mostrar para as mulheres todos os fatores que norteiam a doença, focando naquela que mais atinge o público feminino, o câncer de mama", afirma George.

Com explicações detalhadas, o médico especialista apontou que a alimentação faz parte da série de medidas de prevenção que pode contribuir para um diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura.

"A prevenção também é feita através da alimentação, que tem papel fundamental. Vitaminas como A,B,C e E fortalecem o organismo. Quanto ao tabagismo, todas devem permanecer longe deste terrível hábito. O cigarro não faz bem para ninguém e as toxinas presentes são tóxicas para o corpo humano e podem contribuir para o surgimento do câncer", conta.

A iniciativa durante o período do Outubro Rosa já está em seu segundo ano e ela visa trazer à mesa questões que ainda são tabus entre as mulheres, conforme revela Regina Maura Pereira, gerente de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor da Secretaria Municipal de Gestão.

"Nós decidimos abraçar o Outubro Rosa, pois temos um grande número de servidoras no município. E como o assunto ainda é um tabu, é importante termos a consciência sobre a prevenção, como o autoexame de toque, mamografia, etc. O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, sendo o primeiro entre as mulheres. A detecção precoce por meio da prevenção é uma forte aliada na diminuição dos danos e consequências e este é o nosso foco", diz.

Para a servidora Julieta Rodrigues, auxiliar de Projetos da Secretaria Municipal de Gestão, a iniciativa está aprovada e tem ajudado a compreender coisas que ainda não eram claras.

"Aqui estou aprendendo mais do que já sabia e posso tirar dúvidas sobre alguns questionamentos. A iniciativa é muito boa, pois orienta as mulheres a terem mais cuidado consigo mesmas", conclui.

A prefeitura ainda vai oferecer um rápido curso de auto maquiagem para as servidoras, entre as 14h e 16h30, no auditório.  A palestra será dada novamente nesta tarde (23), às 17h, no mesmo local.