OUVIDORIA ITINERANTE

Moradores do Nova Esperança reivindicam serviços e infraestrutura durante o Viva o Seu Bairro

por GazetaMT

17 de Junho de 2019, 10h00

Moradores do Nova Esperança reivindicam serviços e infraestrutura durante o Viva o Seu Bairro
Moradores do Nova Esperança reivindicam serviços e infraestrutura durante o Viva o Seu Bairro

A falta de realização de exames no posto de saúde, vagas em creche, rede de esgoto e pavimentação asfáltica foram algumas das demandas apresentadas pelos moradores do Parque Nova Esperança, em Cuiabá, à Ouvidoria do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, durante realização do projeto Viva o Seu Bairro, no sábado (15 de maio).

Morador antigo do bairro, Luiz Mário Farias Rodrigues afirma que vários problemas afetam a qualidade de vida da comunidade. “Precisamos que seja feito cerca de 20 quilômetros de rede de esgoto, grande parte do bairro não tem pavimentação asfáltica e temos a necessidade também de preservar os espaços comunitários, como esse, onde nós possamos ser ouvidos e atendidos”.

Dona Juvercina aproveitou o estande da Ouvidoria do MPMT para reclamar das dificuldades que os moradores enfrentam.“O posto de saúde do bairro que antes fazia o preventivo (Papanicolau) e mamografia não faz mais. Estou há mais de dois anos  aguardando para fazer os exames. Além disso, não temos agente de saúde para fazer o combate a dengue, e várias pessoas já ficaram doentes”, declarou.

Outra moradora, que não quis se identificar, afirmou que perdeu o emprego por não ter onde deixar a filha de dois anos. “Consegui um trabalho e logo após tive que sair, pois não consegui uma vaga na creche do bairro para deixar minha filha. Estou feliz em poder relatar essas dificuldades à Ouvidoria do Ministério Público, bem melhor ser atendida no bairro”, relatou.

Para a ouvidora-geral, procuradora de Justiça Rosana Marra é importante que o Ministério Público mostre sua proposta, colhendo as informações, as irregularidades do bairro e ouvindo as pessoas. “Nós percebemos que eles ficam muito contentes de nos ver aqui e agradecem muito”. Ela ressalta ainda que os moradores dessa região são carentes. “Observamos que a questão da saúde é muito precária, além de outros problemas como a reforma da escola, a falta de saneamento básico. Aqui não tem presidente de bairro, e eles têm muito medo de perder essa área de lazer. Registramos as demandas e vamos  dar os encaminhamentos aos setores competentes”, relatou a ouvidora-geral.

VIVA SEU BAIRRO – O objetivo da Ouvidoria do MPMT ao participar do projeto Viva Seu Bairro, desenvolvido pelo Grupo Gazeta de Comunicação, é de ir ao encontro da população, facilitando o acesso aos serviços oferecidos pelo Ministério Público. O Parque Nova esperança é o quinto bairro a contar com da Ouvidoria Itinerante, que já esteve em Cuiabá, nos bairros Itamarati, São Francisco e Dr Fábio II e, em Várzea Grande no Jardim Primavera.

ACESSE A OUVIDORIA - Além do Ouvidoria Itinerante, a população pode recorrer a outros canais de comunicação com o setor: o telefone 127 (ligação gratuita), o aplicativo MP online (disponível para os sistemas operacionais android e iOS), o e-mail, o formulário eletrônico de manifestação, disponível no endereço e o atendimento presencial na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, localizada na Rua 04, s/nº - Centro Político e Administrativo, em Cuiabá, aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.