PANÓPTICO INTEGRADA

Força tarefa cumpre 12 ordens de buscas contra membros de organização criminosa

Os mandados são cumpridos na cidade de Várzea Grande com alvos que atuam dentro e fora dos presídios, na prática de diversos crimes.

por GazetaMT

14 de Dezembro de 2018, 06h36

Força tarefa cumpre 12 ordens de buscas contra membros de organização criminosa
Força tarefa cumpre 12 ordens de buscas contra membros de organização criminosa

Divulgação / PJC

Doze mandados de busca e apreensão são cumpridos na manhã desta sexta-feira (14), na quarta fase operação Panóptico Integrada, deflagrada pela força-tarefa composta pela Polícia Judiciária Civil, por meio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), com apoio da Gerência de Operações Especiais (GOE) e Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE).

A operação, em caráter preventivo, objetiva coletar dados que possibilitem a identificação de integrantes de organizações criminosas, bem como a identificação de patrimônios pertencentes aos grupos, como imóveis, veículos, contas bancárias.

Os mandados são cumpridos na cidade de Várzea Grande com alvos que atuam dentro e fora dos presídios, na prática de diversos crimes como tráfico de drogas, crimes patrimoniais (roubos e furtos em residências, comércios e veículos), homicídios, explosão de caixas eletrônicos e outros. 

“A Panóptico é uma ação preparatória que visa à coleta de informações, que possa viabilizar a preparação para operações futuras. A partir da coleta desses dados, podemos conseguir o bloqueio dos bens das facções, buscando a apreensão de veículos, imóveis em favor do Estado”, disse o delegado titular do GCCO, Diogo Santana.

Conforme o delegado, o acompanhamento de ações de organizações criminosas deve ser constante. “É um trabalho que tem que ser feito rotineiramente com monitoramentos frequentes, para enfraquecer e impedir que essa organização cresça em todo o Estado”, destacou Diogo.