parceria

Bibliotecas deverão ser implantadas em presídios de MT

O projeto “Livro que Livra” será lançado em abril, atendendo inicialmente os presídios da Baixada Cuiabana

por GazetaMT

15 de Março de 2018, 09h01

Bibliotecas deverão ser implantadas em presídios de MT
Bibliotecas deverão ser implantadas em presídios de MT

Um projeto que estimula a criação e manutenção de bibliotecas nos presídios de Mato Grosso será lançado no dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro. A iniciativa é fruto de  uma parceria firmada no final de 2017 entre a Assembleia Legislativa de Mato Grosso e a Defensoria Pública, com base no projeto idealizado pela Defensora Pública Giovanna Marielly da Silva Santos, que atua na comarca de Rosário Oeste.

Nesta manhã (14/3) o deputado e 1º Secretário Guilherme Maluf participou de uma reunião com representantes da Defensoria e técnicos do Instituto Memória da ALMT, da Escola do Legislativo e da Secom-AL para discutir a implementação das ações que vão permitir a instalação e manutenção das bibliotecas nos presídios da Baixada Cuiabana, inicialmente, como projetos-piloto.

"Não podemos fechar os olhos para a realidade dos presídios, pois é obrigação do Estado e dever da sociedade contribuir para a efetiva ressocialização destas pessoas. Por isso firmamos esta parceria com a Defensoria através da Dra.Giovanna, que também é uma entusiasta destes projetos de estímulo à leitura pelos efeitos positivos que tem na  ressocialização", explicou o deputado Guilherme Maluf.

O projeto "Livro que livra" vai promover atividades educacionais complementares para agilizar a ressocialização e remição de pena através da leitura. A remição da pena é um instituto pelo qual se dá como cumprida parte da pena por meio do trabalho ou do estudo,  que vem sendo estimulado através da Recomendação 44/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

"A alternativa da leitura para remição de pena é muito importante para os reeducandos, que pela lei devem ter acesso à educação. E uma das maneiras de educar e contribuir para a ressocialização é justamente através da leitura", disse a Defensora Pública Giovanna  Santos.

"Vamos buscar o maior número possível de livros paradidáticos através de doações da comunidade, dos demais Poderes, das universidades públicas e privadas, da Escola do Legislativo, da Academia Mato-grossense de Letras, de bibliotecas públicas e de fundações e entidades da sociedade organizada. A leitura deve ser estimulada sempre", justificou o deputado Maluf, ao assegurar a presença do parlamento estadual na concretização da  infra-estrutura necessária ao bom funcionamento do projeto.