Participação popular

Audiências públicas debaterão assuntos relevantes essa semana na cidade

por GazetaMT

01 de Setembro de 2015, 10h35

Audiências públicas debaterão assuntos relevantes essa semana na cidade
Audiências públicas debaterão assuntos relevantes essa semana na cidade

Muitas vezes usadas erroneamente como palanque eleitoral para políticos carreiristas, que as organizam com o objetivo de vender promessas e aparecer na imprensa, as audiências públicas são um instrumento poderoso de participação e pressão popular por melhorias para a nossa cidade.

Duas delas acontecem essa semana na Câmara Municipal e debaterão temas de extremada relevância para a nossa população, que será pela ordem, a concessão do transporte público, que acontece nessa terça-feira, 1, e a destinação final do lixo doméstico coletado na cidade, que ocorrerá nessa quarta, 2, essa convocada pelo Ministério Público Estadual.

Os encaminhamentos tirados nas audiências podem definir questões importantes para o futuro da nossa cidade, como a exigência de que a empresa responsável pela coleta e destinação final do lixo implante a coleta seletiva de lixo, o que facilitaria em muito a reutilização e a reciclagem do material coletado.

Como o lixo é um dos principais problemas enfrentados pelas grandes metrópoles, principalmente com a melhora do padrão de vidas das pessoas, que passaram a consumir mais produtos industrializados, aumentando a cada dia o volume do lixo produzido, restando aos poderes públicos encontrarem formas de reduzir o volume do mesmo, reutilizando e reciclando o lixo que pode ser reaproveitado.

Outro grande problema enfrentado pelas grandes cidades é o trânsito, a cada dia mais caótico, devido também ao aumento do número de veículos circulando. A saída defendida pelos especialistas no assunto no mundo todo é o uso do transporte público, algo impensável em Rondonópolis, devido à demora dos ônibus e de todo o desconforto que o usuário é obrigado a se submeter desde o momento em que vai esperar o transporte em pontos velhos, sujos e sem a menor condição de abrigar com dignidade as pessoas, até a hora em que sobe nos ônibus quentes, empoeirados, com bancos duros e desconfortáveis.    

Enfim, as duas audiências públicas são um excelente momento para a população se manifestar sobre qual é a cidade querem para o seu futuro: uma cidade limpa e justa, que recicle seu lixo e eduque sua população para bons hábitos em relação ao mesmo, ou o contrário. Se quer uma cidade organizada e com um trânsito fluído e pacífico, ou o caos atual.

O Buxixo espera que a população lote as galerias da Câmara e se manifeste sobre os temas...

Vamos acompanhar...