Partido dos Trabalhadores

Valdir Barranco assume a presidência do PT em Mato Grosso

Diretório estadual do partido tomou posse em Cuiabá

por GazetaMT

25 de Junho de 2017, 07h00

Valdir Barranco assume a presidência do PT em Mato Grosso
Valdir Barranco assume a presidência do PT em Mato Grosso

Mantendo um discurso o discurso progressista que o caracteriza e atento a realidade política atual, o deputado Valdir Barranco foi empossado, na noite desta sexta-feira (23), presidente estadual do Partido dos Trabalhadores. Barranco foi eleito por unanimidade presidente do PT de Mato Grosso no último Congresso estadual, no mês de maio.

"É hora de empunhar as nossas bandeiras e nos orientarmos pela força de nossa história pela convocatória: nenhum direito a menos, nenhum passo atrás. De cabeça erguida, anunciamos que seguimos na luta na defesa do partido, do companheiro Lula, dos trabalhadores brasileiros. Enfim, do povo do nosso estado", declarou.

Para Barranco, é necessário construir uma saída para o País junto com os partidos de esquerda, os movimentos sociais e "principalmente a militância aguerrida que veio de todos os cantos do estado para gritar: partido é das trabalhadoras e dos trabalhadores".

A posse contou com a presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann que reafirmou seu orgulho em ser petista e falou da responsabilidade de propor um futuro para o Brasil. ""Nossa trajetória nunca foi fácil e a gente olha para o PT e vê o partido de cabeça erguida, atuante, combativo. Com a experiência que tivemos, com aquilo que  aprendemos e que nós fizemos para o povo brasileiro, temos condições de sair da crise e fazer mais. Temos que resistir, não pelo PT, mas pelo povo, porque temos responsabilidade pelo povo, temos o dever de resistir."

Gleisi ressaltou a luta contra as reformas de Temer que retiram direitos da classe trabalhadora. "Quando dizemos #ForaTemer estamos dizendo Fora ao golpe que se instalou no nosso País. Fora a esta elite brasileira que defende os interesses dos mais ricos. E é isso que a gente vê de forma descarada hoje com esse governo."

Lembrando do golpe te derrubou a presidenta eleita Dilma Rousseff, a senadora Gleisi destacou que hoje o povo começa a enxergar a verdadeira quadrilha que toma de assalto o Brasil. "Tiraram Dilma, deram um golpe na Constituição e disseram que o PT era a quadrilha que inventou a corrupção no País. Mas o que estamos vendo hoje é que quem está instalado no Palácio do Planalto é a verdadeira quadrilha, a verdadeira organização criminosa."

PT forte e unido

Diversas lideranças regionais do PT e dos movimentos sociais participaram da posse do novo diretório estadual do partido. O ex-presidente do PT/MT, Willian Cesar Sampaio, que entregou a gestão a Valdir Barranco, fez questão de dizer que continua sua luta política. "Hoje é um dia muito importante pra mim pela escolha que fiz de continuar contribuindo para o meu partido, depois de 10 anos na direção. Agora não mais como dirigente, mas voltando a ser militante".O deputado federal Ságuas Moraes (PT-MT), destacou que o golpe vive, atualmente, um impasse, "porque a Rede Globo jogou Temer fora, sua base esta dividia". "É um governo em frangalhos que prometeu melhorar a vida do brasileiro, mas as pessoas começam a reconhecer muito rapidamente a importância que foi o legado do PT no governo", ressaltou.

Na sua avaliação, o PT precisa resgatar suas bandeiras de luta, resgatar suas ligações com os movimentos sociais e com os sindicatos, "para que a gente possa efetivamente salvar a democracia e só tem um jeito pra isso, que é com fora Temer e Diretas Já"

Já o coordenador regional do MST em Mato Grosso, Vanderli Scarabeli, enfatizou que, assim como o PT, todas as organizações que defendem os trabalhadores estão sendo atacados, porque o objetivo da direita deste País é destruir essas organizações para os trabalhadores não terem mais proteção.

Sacarabeli destacou a importância da renovação militante. "O momento atual é pedagógico, porque temos a oportunidade de organizar milhões de pessoas para fazer a transformação nesse País, se aliando com o povo".

Guelda Cristina de Oliveira Andrade, da CUT estadual, falou da Greve Geral programada para 30 de junho e do papel de cada militante. "Estamos firmes para o dia 30. Temos que colocar o povo na rua contra essas reformas e temos que nos conscientizar do momento que estamos vivendo e nos enxergar enquanto classe trabalhadora", afirmou.

Também presente à cerimônia, a ex-senadora e membro Fundação Perseu Abramo, Fátima Cleide, falou do papel da Fundação na formação política dentro do partido. "É com toda alegria que trago o abraço da Fundação. Reafirmo que estamos trabalhando arduamente para subsidiar as direções estaduais do PT nesse momento de muita luta e de necessária resistência."

Cleide ainda afirmou que espera voltar a Mato Grosso, daqui há dois anos, para celebrar o trabalho profícuo da unidade do PT no estado, com a nova gestão de Valdir Barranco.