PASSANDO A LIMPO

Chega a Rondonópolis a ação de desenvolvimento da cidadania do TCE/MT

De 26 a 28 de abril Tribunal de Contas ajuda a população a entender e fiscalizar

por

24 de Abril de 2017, 11h52

Chega a Rondonópolis a ação de desenvolvimento da cidadania do TCE/MT
Chega a Rondonópolis a ação de desenvolvimento da cidadania do TCE/MT

Começam nesta quarta-feira,26, os programas de capacitação de agentes políticos, administração pública e da população, do Tribunal de Contas de Mato Grosso - TCE/MT, em Rondonópolis.

Dividido em três etapas e com públicos diferenciados, os programas devem chegar à 16 prefeituras da região, vereadores e a população em geral.

Democracia Ativa

No auditório da Prefeitura, o secretário-chefe da Consultoria Técnica do TCE/MT, Edicarlos Lima Silva, o tema Democracia Ativa chega em um momento em que grande parte da Câmara de Vereadores tem legisladores estreantes, eleitos em 2016 e que têm pouca experiência e informações sobre o real papel do parlamentar. Os vereadores poderão tirar dúvidas sobre todos os assuntos relativos ao Poder Executivo que devem ser acompanhados de perto pelo Legislativo e acessar os canais diretos com o TCE.

Consciência Cidadã

O ponto alto para a população de Rondonópolis, sem dúvida será na quarta-feira, 26, a partir das 18h30, no espaço Ideias Buffet. "Nesta ação, que pretende mobilizar grande parte dos rondonopolitanos, estaremos abrindo espaço para debates e perguntas. O programa Consciência Cidadã é a ferramenta para aproximação do cidadão com o Tribunal de Contas para que a população fique mais ligada às questões do seu Município, como aplicação de recursos, contratação de pessoal, resultados das ações e serviços, enfim, que participe ativamente do processo de acompanhamento e fiscalização da aplicação do dinheiro público", explica a secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE/MT, Cassyra Vuolo.Secretária  da SAI convida a população para participar do programa de cidadania. Foto Marco Aurélio/ GazetaMT

A Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento - SAI, foi fundada há 10 anos e funciona como um caminho para que o cidadão realmente participe da vida da sua cidade. "O TCE entende que o cidadão é o fator de fiscalização perfeito. Ele vive e trabalha no seu Município, sabe das necessidades e acompanha as obras e ações do Poder Público de perto. Nosso trabalho agora é incentivar a participação crítica dessa população e fazer de cada morador um fiscal do dinheiro público", aponta Cassyra.

Para que todos tenham acesso à movimentação da administração municipal, as ferramentas mais comuns são os Portais de Transparência, as Audiências Públicas de prestação de contas, ao cobrança do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, a Lei Orçamentária Anual - LOA entre outros serviços e publicações que o cidadão pode entender melhor para acompanhar a aplicação dos recursos.

"O TCE/MT quer, com essas ações, chegar mais perto do cidadão e mostrar que temos caminhos fáceis e disponíveis para que ele questione, denuncie e acompanhe todo o movimento de prefeitos, vereadores e qualquer agente político. Para isso levamos essa programação às cidades polo do Estado e convidamos a população para participar. Os resultados têm sido bem interessantes e a prática de realmente fiscalizar está cada vez mais comum em Mato Grosso", explica Cassyra Vuolo.

A palestra aberta ao público desta quarta-feira, 26, vai mostrar os canais de comunicação que o cidadão pode usar para se transformar em um fiscal direto das ações públicas, além de apresentar todos os canais de comunicação que a população tem abertos para executar o seu papel. "O presidente do TCE/MT, conselheiro Antonio Joaquim, fará parte da equipe que atenderá ao cidadão tanto na palestra, esclarecimentos e respostas às dúvidas de cada participante. Acreditamos que este ano nosso público deve bater o recorde de 2016 e chegar a pelo menos mil participantes", finalizou a secretária de articulação institucional e de desenvolvimento da cidadania, Cassyra Vuolo.