PEC-376/09

Deputado Valtenir Pereira segue jornada pelo País em palestras pela unificação das eleições

por GazetaMT

09 de Junho de 2019, 14h00

Deputado Valtenir Pereira segue jornada pelo País em palestras pela unificação das eleições
Deputado Valtenir Pereira segue jornada pelo País em palestras pela unificação das eleições

Na próxima quarta-feira (12) a proposta de unificação das eleições no País (PEC-376/09) deverá ser apreciada pela Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados (CCJC). A PEC já recebeu parecer favorável do relator, deputado Valtenir Pereira (MDB-MT).

Em palestras que vem realizando pelo País, o deputado Valtenir Pereira tem destacado que a proposta de eleições unificadas representa economia para os cofres públicos de mais de R$ 3 bilhões por eleições e consequente disponibilidade de recursos que poderão ser investidos em saneamento básico, educação, saúde e segurança pública.

Depois de palestrar em Brasília para várias instituições representativas, Cuiabá e Maceió, ontem (07), o relator da PEC da Unificação dos Mandatos, abordou o tema na sede da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), a convite do presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE), prefeito Nilson Diniz.

Na próxima segunda-feira (10), o deputado estará em Rondônia, na cidade de Cacoal, será recepcionado pelo presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), prefeito Claudiomiro Alves dos Santos.

Ainda neste mês de junho, Valtenir estará em Porto Alegre (RS), no dia 27, tratando da temática Unificação das Eleições Gerais – Uma Causa em Favor do Brasil no Seminário de Atualização para o Executivo e Legislativo.

Depois de debater a proposta em Brasília, dia 21/05, a convite da Associação Brasileira de Câmaras Municipais (ABRACAM), durante a 7ª Mobilização Nacional dos Vereadores, retomou o debate, no dia 28 de maio, no auditório da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília, a convite da Federação Goiana de Municípios e da Associação Goiana de Municípios (AGM), o deputado retornando à entidade CNM, dia 04, a convite do presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), prefeito Darlan Scalco.

10 bi em 10 anos

Ainda na sede da CNM, no dia 05, Valtenir tratou da proposta no café-da-manhã com a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Pacto Federativo, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Brasileiros e dirigentes de várias entidades estaduais de Municípios, além de representantes do Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM).

Conforme o deputado Valtenir, atualmente, os gastos com a realização de duas eleições a cada quatro anos são altamente dispendiosos para o contribuinte. Com a nova proposta, aconteceria apenas uma eleição a cada quatro anos.

“Tenho boas expectativas para a aprovação da matéria no Colegiado da Comissão de Justiça. Será uma economia gigantesca que poderá ser aplicada no saneamento básico, na saúde, na educação, na segurança pública. Nos próximos dez anos, serão mais de R$ 10 bilhões de economia”, diz o deputado Valtenir.

“Adiar a realização das eleições de 2020 para 2022, estendendo os atuais mandatos de prefeitos e vereadores, com a finalidade de unificar todas as eleições, de vereador a presidente da república, é uma questão de economia e racionalidade para o País, que convive com déficit financeiro”, sustenta o deputado Valtenir Pereira.

Mobilização no Ceará

Políticos e representantes de vários dos 184 municípios cearenses, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças e a bancada do Ceará, participaram, na manhã desta sexta-feira, de uma reunião sobre pautas importantes para as gestões públicas municipais.

O objetivo também foi sensibilizar e cobrar dos parlamentares federais um posicionamento favorável às demandas municipalistas, entre as quais a Unificação das Eleições Gerais. O encontro, foi organizado pela Aprece (Associação dos Municípios do Estado do Ceará).