PEDRA PRETA

Secretaria de Assistência Social está com inscrições abertas para projetos sociais

Assessoria enviou nota com ações para gestantes, idosos crianças e adolescentes

por GazetaMT

30 de Janeiro de 2018, 08h12

Secretaria de Assistência Social está com inscrições abertas para projetos sociais
Secretaria de Assistência Social está com inscrições abertas para projetos sociais

A Secretaria de Assistência Social de Pedra Preta está desde o dia 16 de janeiro com inscrições abertas para a população participar de projetos sociais. Para o grupo de gestante o período de inscrições vai de 22 de janeiro a 02 de março no CRAS, com início dos trabalhos em 09 de março no Centro de Convivência dos Idosos, sextas-feiras às 13 horas. O grupo da melhor idade inicia as atividades em 20 de fevereiro no Centro de Convivência do Idoso às 13 horas, e as inscrições acontecerão no local no dia do início do projeto.

O projeto Educar Capoeira inicia em 12 de março na quadra da escola Dez de Dezembro, às 17 horas, Inscrições no local das atividades. Serviço de convivência e fortalecimento de vínculo crianças e adolescentes, início das atividades em 19 de fevereiro e inscrições de 16 de janeiro a 09 de fevereiro no Cras, as atividades vão acontecer no Centro de Convivência dos Idosos, no contra turno ao horário escolar.

O projeto Mãos Talentosas inicia 12 de março nas escolas municipais às 17h, as inscrições serão em cada escola com às coordenados locais no dia do início das atividades. O Projeto Educar Capoeira (PEC) é uma iniciativa que acredita que a Capoeira é um instrumento capaz de contribuir profundamente para o desenvolvimento intelectual e social de crianças e jovens, com o objetivo de reduzir os riscos de vulnerabilidades sociais, apresentando aos jovens a disciplina e o respeito com o próximo.

O grupo de gestantes tem objetivo de acompanhar o desenvolvimento gestacional, através de palestras socioeducativas com profissionais como enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos. Além disso o intuito do grupo é promover o vínculo das famílias e prevenir vulnerabilidades sociais.  Serão oferecidas oficinas de artesanato e ofertado os kits compostos por artigos necessários para os primeiros cuidados com o bebê e enxovais confeccionados pelas gestantes durante a oficina.

O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos é, segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o  sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar  a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social.