PERDENDO

Unemat, uma luta que deve envolver os poderes constituídos em audiência pública em abril

Vereadores se unem para pressionar governo do Estado e decidir pela instalação da Universidade

por

26 de Fevereiro de 2017, 07h00

Unemat, uma luta que deve envolver os poderes constituídos em audiência pública em abril
Unemat, uma luta que deve envolver os poderes constituídos em audiência pública em abril

Com a decisão recente do Conselho Universitário da Unemat de instalar o curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo no Campus da Universidade Estadual de Tangará da Serra, reabre a discussão e a preocupação das lideranças rondonopolitanas com relação às promessas da vinda da Unemat para a cidade.

O Movimento Unemat Já é uma luta que vem se arrastando desde 2013, quando a reitoria decidiu realizar vestibular aqui em Rondonópolis no ano seguinte. As 150 vagas abertas na época para os cursos de Jornalismo, Direito e Letras, foram abertas e fechadas em seguida. De lá para cá, a cidade ficou na promessa.

Na sessão da Câmara de Vereadores da última quarta-feira, 22, os vereadores Thiago Silva (PMDB), Sílvio Negri (PCdoB), Subtenente Guinâncio (PSDB), Orestes Miraglia (SD), Fábio Cardozo (PPS) e Adonias Fernandes (PMDB) entraram com o Requerimento nº 08/2017 em regime de urgência. O pedido dos vereadores é para a realização de uma audiência pública para trazer o assunto de volta à discussão.

Vereador apoia a educação gratuita e de qualidade. Foto: Luan Dourado/ GazetaMTO professor universitário e vereador Sílvio Negri se engaja na luta pela Unemat e garante que Rondonópolis merece mais uma universidade pública. “Ensino de qualidade gratuito, acesso à pesquisa e extensão são as vantagens de trazer mais uma universidade para Rondonópolis. Nós precisamos garantir essa conquista para a cidade e estaremos unidos em torno dessa matéria”.

O requerimento do bloco de vereadores entrou na pauta depois de aprovado o regime de urgência e, em breve, a mobilização retorna com mais força partindo da audiência pública, marcada para o dia 7 de abril, às 19h na Câmara de Vereadores.

“Vamos reunir todas as forças para realmente mostrar que Rondonópolis merece um Campus da Unemat. Para a audiência Pública vamos trazer nossos representantes do Senado Federal, Câmara e Assembleia Legislativa. A reitoria da Unemat também deverá participar e, junto com o Ministério Público, certamente estaremos mais próximos de alcançar a instalação dessa unidade educacional pública na cidade”, finalizou Sílvio Negri.