Perigo!

Três furacões de categoria 4 surgiram ao mesmo tempo no Oceano Pacífico

Pela primeira vez na história, três furacões (Kilo, Ignacio e Jimena) de categoria 4 apareceram no Oceano Pacífico ao mesmo tempo

por GazetaMT

31 de Agosto de 2015, 17h41

Três furacões de categoria 4 surgiram ao mesmo tempo no Oceano Pacífico
Três furacões de categoria 4 surgiram ao mesmo tempo no Oceano Pacífico

Visão dos três furacões se formando no pacífico. Foto - NasaPela primeira vez na história, três furacões (Kilo, Ignacio e Jimena) de categoria 4 apareceram no Oceano Pacífico ao mesmo tempo. Na Escala de furacões de Saffir-Simpson, a categoria 1 é a menos e a 5, a mais devastadora.

No momento o trio representa uma grande ameaça para o Havaí, mas também pode causar problemas no Japão, nas Filipinas e em Taiwan.

Segundo especialistas, a aparição dos furacões está relacionada com o El Niño, que é causado a partir do aquecimento fora do padrão das águas do Pacífico e pela redução dos ventos alísios. A combinação desses dois fatores faz com que tanto as correntes atmosféricas quanto as condições climáticas do planeta sejam alterados.

O fenômeno tem sido mais forte do que o normal nos últimos anos, tanto que William Patzert, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, afirmou que o de 2015 será um "El Niño Godzilla" por conta de sua força e suas consequências.

À meia noite do último domingo (30/8), o furacão Ignacio estava a 450km do sudoeste do Havaí. O esperado é que ele passe pelo norte da ilha na terça e na quarta-feira, trazendo chuvas fortes, causando ondas com cerca de seis metros e ventos de até 63km/h - o furacão em si, que provavelmente não atingirá de fato a região, contém ventos de até 217km/h. Ainda não se sabe ao certo qual será a rota do furacão depois que ele passar pelo Havaí.

Também não há indícios de qual será o caminho do furacão Jimena, por isso os metereologistas ficarão em estado de alerta até o meio da semana.

O furacão Kilo é o menos problemático dos três até agora: ele agitará as águas do Pacífico e trará ventos de até 220km/h.

 

 Com informações de Revista Galieu