“PESADELO”

Em nota, Maggi volta a rebater bloqueio de bens determinado pela Justiça

Réu, ministro frisa parecer de Janot e diz estar revivendo pesadelo

por Robson Morais

16 de Janeiro de 2017, 07h30

Em nota, Maggi volta a rebater bloqueio de bens determinado pela Justiça
Em nota, Maggi volta a rebater bloqueio de bens determinado pela Justiça

Em sua página oficial em uma rede social, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), voltou a criticar o bloqueio de seus bens determinado pela Justiça do Estado. No texto (abaixo), disse estar "revivendo um pesadelo".

Maggi é acusado de participação em um esquema de favorecimento de cargo, garantindo vaga no Tribunal de Contas do Estado ao ex-deputado Sérgio Ricardo, também alvo na ação da Justiça. A decisão do juiz Luís Aparecido Bertolucci Júnior, da Vara Especializada de Ação Civil Pública e Ação Popular, foi proferida na segunda-feira (9).

Na nota publicada pelo ministro, novamente a defesa baseada no arquivamento do processo no Supremo Tribunal Federal e inocência atestada pelo Procurador Geral da República, Rodrigo Janot:

"Muitos amigos têm acompanhado a repercussão na mídia de uma decisão no mínimo inusitada. Nove meses depois de inocentado pelo Procurador-Geral da República, Dr Rodrigo Janot, no âmbito das investigações da Operação Ararath, e, também, após as investigações criminais contra mim terem sido arquivadas pelo STF, fui surpreendido por uma decisão liminar de um juiz de Mato Grosso, recebendo uma denúncia e me tornando réu, em ação civil, que deriva dos mesmos fatos, sem que nada de novo tenha surgido.

Isso me fez reviver um pesadelo. Afinal, como posso ser inocente de um crime e culpado pelos seus danos? Decidi me recolher, meditar e não permitir que sentimentos ruins me envenenassem. Foi então que me veio à mente a frase de São Paulo na carta a Timóteo: "combate o bom combate com fé e boa consciência; pois alguns, rejeitando a boa consciência, naufragaram na fé".

Sigo estes ensinamentos com determinação e serenidade para superar mais esse desafio. Muito obrigado a todos pela solidariedade e carinho. Quem me conhece sabe que tenho dedicado o melhor da minha energia para trabalhar pelo Brasil, aumentando a oferta de alimentos baratos e de qualidade para cada brasileiro e abrindo novas oportunidades no mercado internacional, que aqui dentro significam mais empregos, mais renda e qualidade de vida ao nosso povo.

Temos feito nossa parte ajudando a garantir a paz social nesta difícil travessia de resgate político e econômico do Brasil. Vou em frente, com a consciência tranquila, com determinação e fé, porque a fé não falha".

Ao final Maggi complementa nota com o próprio perecer de Janot. O parecer de Rodrigo Janot foi publicado na última semana na página Radar On-Line, do jornalista Mauricio Lima, no site da revista Veja.