Piada pronta

Após se 'filiar' ao PMDB, Blairo decide ficar mais um tempo no PR

por GazetaMT

23 de Novembro de 2015, 16h37

Após se 'filiar' ao PMDB, Blairo decide ficar mais um tempo no PR
Após se 'filiar' ao PMDB, Blairo decide ficar mais um tempo no PR

Parece brincadeira, mas não é!

Após anunciar que deixaria o PR e que finalmente se filiaria ao PMDB e, depois de ter inclusive participado de um encontro nacional da legenda, onde discursou ao lado de suas maiores lideranças nacionais como novo filiado, eis que o senador Blairo Maggi parece ter mudado de ideia e resolveu continuar em seu antigo partido.

À imprensa, Maggi declarou temer a perda de seu mandato e que ainda espera a resposta de uma consulta que encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para se cercar de segurança jurídica e, só após isso, eventualmente mudar de partido ou permanecer no PR.

O temor do ex-governador é que o seu atual partido requeira o seu mandato na Justiça, já que há a interpretação de que os mandatos eletivos pertencem aos partidos e não aos políticos que se elegem, o que o deixaria sem mandato.

Apesar do temor do senador, há uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que é a última instância do Judiciário, que permite a mudança partidária para os cargos majoritários, ou seja: a regra da fidelidade partidária não é válida para prefeitos, governadores, presidentes da República e senadores.

De qualquer forma, o senador deixa claro que a mudança para o PMDB não se trata de algo ideológico ou urgente, mas meramente de conveniência pessoal, já que com os seus atos, Maggi deixa claro que tanto faz em que partido esteja, desde que esteja no poder.

O Buxixo entende que o senador, assim como toda classe política, carece de uma coisa que deveria ser primordial em toda carreira política: os princípios partidários, uma ideologia que o vincule a uma linha ou sigla partidária e à qual o político seja fiel, bem diferente do que ocorre atualmente, quando os partidos são apenas instrumentos usados para se viabilizar projetos pessoais.

A já cantada e decantada filiação de Blairo, segundo ele mesmo, continua valendo e ele esperaria apenas a resposta do STF para encaminhar seu pedido de desfiliação ao PR e comunicar a Justiça Eleitoral sobre sua filiação ao PMDB, mas, partindo de quem partiu, pode se esperar qualquer coisa...

Vamos aguardar...