PIRACEMA

Pesca nos rios de Rondonópolis está proibida até 28 de Fevereiro

Justiça acata pedido do MPE que profereiu ação civil pública solicitando a continuação do período proibitivo da pesca no Município.

por GazetaMT

16 de Fevereiro de 2017, 06h30

Pesca nos rios de Rondonópolis está proibida até 28 de Fevereiro
Pesca nos rios de Rondonópolis está proibida até 28 de Fevereiro

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso obteve decisão liminar que proíbe a pesca nos rios que banham o município de Rondonópolis até o dia 28 de fevereiro. Conforme a decisão,  apenas a pesca de subsistência está autorizada, mas os tamanhos mínimos estabelecidos para cada espécie deverão ser respeitados.

Peixes analisados por um biologo e que ajudou na decisão da Justiça. Foto: MPEA decisão foi proferida em ação civil pública proposta pela  6ª Promotoria de Justiça Cível de Rondonópolis, com base em análises realizadas em algumas espécies entre os dias 03 a 07 de fevereiro, após o Ministério Público ter recebido diversas denúncias de que peixes capturados após o término da Piracema ainda estavam aptos à desova.

"Observando o laudo elaborado pelo professor, biólogo e doutor em ecologia/ictiologia, Francisco de Arruda Machado,, pode-se concluir que no início do mês de fevereiro o percentual de espécies em reprodução é alto e durante todo o mês chega a cerca de 20%, ou seja, existe um percentual elevado de peixes se reproduzindo", afirmou o promotor de Justiça Marcelo Caetano Vacchiano, em um trecho da ação.

Segundo ele, o perito constatou que 60% dos peixes analisados estão em final de seu estágio gonadal. "Este percentual irá variar em função de vários fatores ambientais e biológicos de cada espécie, mas ainda há numerosos indivíduos de várias espécies de piracema (migradores) que ainda estão em pleno período de piracema", explicou o promotor de Justiça.