PLANO DIRETOR

Mais uma fase concluída na reorganização da cidade

Documentação e mapeamento prontos definem participação da sociedade no debate

por

19 de Junho de 2017, 15h27

Mais uma fase concluída na reorganização da cidade
Mais uma fase concluída na reorganização da cidade

O Conselho de Desenvolvimento Urbano de Rondonópolis - Codeur, promoveu mais uma reunião na tarde desta segunda-feira, 19, para avaliação dos trabalhos sobre a elaboração do Plano Diretor do Município e as tratativas da próxima etapa.

De acordo com o secretário de Receita do Município, Valdecir Feltrin, a etapa de mapeamento e georreferenciamento da cidade está praticamente pronta, e este é o começo para as definições que deverão ser dadas pela sociedade em geral sobro o plano de desenvolvimento.Secretário Feltrin e a analista instrumental da Secretaria de Receita. Foto: GazetaMT

"O Plano Diretor deverá orientar o desenvolvimento da cidade e o aproveitamento dos espaços urbanos e rurais, de acordo com as metas traçadas e ordenadas pela própria sociedade. Vamos debater com cada cidadão interessado e definir o que srá a Rondonópolis para os próximos 30 anos", disse Feltrin.

Já a analista instrumental da Secretaria de Receita do Município, que acompanha o projeto do Plano Diretor há mais de dois anos, garante que a primeira etapa, que é a documentação para análise técnica da realidade organizacional da cidade está pronta. "Temos um verdadeiro diagnóstico sobre Rondonópolis, sabemos tudo. Onde estão concentradas cada atividade, a questão cultural, ambiental, educacional e comercial. Sabemos onde estão também as falhas do processo de desenvolvimento sem planejamento e o Plano Diretor deverá orientar todo o processo", disse Daniela Piato.

Promotor de Justiça Vacchiano coordenou os trabalhos e aposta na participação da sociedade. Foto: GazetaMTO coordenador dos trabalhos e representante do Ministério Público Estadual, Marcelo Vacchiano, que abriu a reunião de trabalho nesta segunda-feira, disse que a equipe deverá manter o calendário e cumprir os prazos. "Temos até novembro deste ano para apresentar o estudo final com as propostas de desenvolvimento coordenado da cidade. A partir dessa apresentação da documentação sobre a realidade de todos os setores de Rondonópolis, vamos partir para as reuniões com a sociedade que deverá ter voz ativa na formação do Plano Diretor. A questão mais importante é manter o que está bom e melhorar tudo o que precisa para a cidade funcionar melhor e crescer ordenadamente".

O promotor de Justiça disse ainda que com o levantamento de dados pronto e a nova etapa iniciando, o desafio é convencer a sociedade de participar efetivamente na construção do Plano Diretor. "Vamos definir juntos o que é melhor para a cidade e seus cidadãos".

As reuniões temáticas deverão acontecer em regiões definidas e atingir o maior número de participantes. Em cada bairro o cidadão poderá opinar sobre o que falta e também o que sobra na comunidade e fazer dos desejos e necessidades, metas traçadas   no Plano Diretor.