poesia

Estudante de mestrado da UFMT lança livro de poesias na quinta (05)

Intitulado ‘Ao passo das horas e outros descabimentos’, o livro foi publicado pela editora Penalux e traz poemas inspirados no cotidiano

por

26 de Janeiro de 2015, 11h03

Estudante de mestrado da UFMT lança livro de poesias na quinta (05)
Estudante de mestrado da UFMT lança livro de poesias na quinta (05)

O estudante Joemerson de Oliveira Sales, de 23 anos, que adotou o nome artístico de Joe Sales, lançará o seu segundo livro de poesias na quinta-feira, 05 de fevereiro, a partir das 14 horas, no anfiteatro da UFMT. Ele é mestrando na área de estudo de linguagens e esse será o segundo livro que Joe Sales lança.

'Meu novo livro trata mais de sentimentos, como amor, espanto, e outros, com os quais nos deparamos no nosso dia a dia', disse o poeta, sobre seu segundo livro - Foto Denilson Paredes/GazetaMTIntitulado 'Ao passo das horas e outros descabimentos', o livro foi publicado pela editora Penalux e traz poemas inspirados no cotidiano e nos sentimentos, como amor, espanto e outros. "O meu primeiro livro, que se chama "Porta estreita", que também era uma coletânea de poesias, tinha a sua temática voltada para o cotidiano a partir da ótica do espaço. Já o 'Ao passo das horas...' trata de questões mais interiores, enquanto primeiro é mais voltado para questões externas. Meu novo livro trata mais de sentimentos, como amor, espanto, e outros, com os quais nos deparamos no nosso dia a dia. Eu acho que é um livro muito bom e que retrata o meu momento, que é de mais maturidade e criticidade com a minha própria produção literária. Eu acho que ele tem tudo para agradar as pessoas, pois são poemas leves e instantâneos, que a pessoa pode ler a qualquer momento do seu dia", disse o poeta.

Natural de Rondonópolis, Joe Sales diz ter sempre estudado em escolas públicas e desde muito novo descobriu o seu gosto pela escrita, sendo sempre observado e elogiado pelos seus professores, mas descobriu que a arte literária era a sua vocação ao estudar teorias literárias no curso de Letras da UFMT. "Eu sempre escrevia e as professoras sempre gostavam, mas não tinha uma forma ainda, um gênero específico. A decisão de me dedicar com mais afinco e pensar na forma, produzir de uma forma mais zelosa, aconteceu na minha graduação no curso de Letras, quando descobri que essa era a minha vocação. Aí eu passei a conhecer outros autores e passei a ver minha escrita com mais criticidade", aponta.

Sobre a obra

O livro 'Ao passo das horas e outros descabimentos' é, na definição do próprio autor, uma obra experimental, um convite para o leitor buscar poesia fora do lugar habitual. "O leitor vai encontrar um livro de poemas rápidos, escritos como uma brincadeira. Não há uma ideia central e cada poema pode ser lido sem compromisso de ler todos os poemas. É tudo rápido, é a vida já, tudo para ler muito rápido", concluiu.

O lançamento da obra acontecerá na próxima quinta, 29, a partir das 14 horas, no anfiteatro da UFMT, quando o autor autografará sua obra.