POLÊMICA

Denúncias de concurseiros põem em xeque prova de delegado da PJC

por GazetaMT

09 de Outubro de 2017, 10h19

Denúncias de concurseiros põem em xeque prova de delegado da PJC
Denúncias de concurseiros põem em xeque prova de delegado da PJC

Candidatos do concurso público para delegado da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso denunciaram problemas com o exame realizado no último domingo, 8, na capital do Estado. Muitos deixaram os locais de prova anunciando que iriam entrar na Justiça pela anulação do teste.

A primeira etapa da prova foi a objetiva, a segunda se dedicava á dissertativa. Cerca de 13 mil candidatos se inscreveram para a prova.

As reclamações

Na lista de queixas, candidatos relataram ausência de mais de 50% dos candidatos em alguns locais de prova, proibição quanto ao uso de caneta azul -contrariando o edital-, e falta de energia elétrica em algumas salas de aula.

O mais grave: candidatos relataram terem recebido os envelopes com as provas violados.

Em exames oficiais, como o Enem ou provas de concurso público, a utilização de aparelhos eletrônicos é proibida. Contudo, fotos do cartão de resposta da prova objetiva circularam livremente em nos aplicativos de mensagens.

Processo

Já houve candidato entrado com ação na Vara de Ação Civil Pública e Ação Popular pedindo a suspensão da prova. Para fechar o enredo, consta no processo de duas responsáveis pela escolha da banca julgadora estavam inscritas no teste. Ocupavam cargo na Secretaria de Estado de Gestão -Seges e foram exoneradas dois dias antes à realização do teste.

Irregularidades no edital do referido concurso também já resultaram em representações no Ministério Público Estadual. Uma representação apontou privilégios a policiais que prestarem o concurso.