POLÍTICA PÚBLICA

Projetos de Doutorado da UFMT traçam perfil e buscam melhorias na Saúde em Rondonópolis

Pesquisadoras iniciam neste mês coleta de dados sobre cobertura vacinal infantil e funcionamento dos ESF

por Robson Morais

18 de Agosto de 2017, 10h38

Projetos de Doutorado da UFMT traçam perfil e buscam melhorias na Saúde em Rondonópolis
Projetos de Doutorado da UFMT traçam perfil e buscam melhorias na Saúde em Rondonópolis

As pesquisadoras Lorena Araújo Ribeiro (à esquerda) e Patrícia Lima Lemos (à direita)

Pesquisadoras e professoras do campus Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso -UFMT, Patrícia de Lima Lemos e Lorena Araújo iniciam em agosto coleta de dados para pesquisas de um projeto de Doutorado em Saúde Coletiva pela UMFT da capital do Estado. As informações obtidas referem-se e contemplam Rondonópolis, focadas no inquérito de Cobertura Vacinal e Fatores a associados à situação e avaliação do funcionamento das unidade de Estratégia de Saúde da Família, os ESF, no município.   

Lorena Araújo Ribeiro é docente do curso de Enfermagem, responsável pela avaliação dos ESF, cujo orientador é o professor doutor João Henrique Scatena. O objetivo do projeto de Doutorado é verificar a qualidade das unidades de Unidades de Saúde da Família (USF) de Rondonópolis com mais de dois anos de funcionamento e  identificar possíveis problemas no atendimento aos usuários, possibilitando um planejamento mais estratégico, além de melhorias estruturais e na prestação dos serviços. Ao todo, 400 usuários adultos serão entrevistados, além de profissionais que atuam nas unidades.

Patrícia Lemos é docente do curso Medicina e busca em seu projeto avaliar a cobertura vacinal em crianças com idade entre 12 e 24 meses. O objetivo é verificar se há fatores individuais, socieconômicos e de utilização de serviços de saúde associados com a vacinação infantil. Com base em inquéritos é possível verificar se as crianças estão com o calendário vacinal completo, melhorar o processo de imunização e verificar a influência de cada fator nos quadro local. Serão realizados dois inquéritos domiciliares e, em cada um deles, serão sorteados 30 bairros para sua aplicação. Ao todo, a pesquisa tem como objeto de estudo 420 crianças de 12 meses a 24 meses, sendo que os pais/responsáveis vão ser entrevistados por alunos dos cursos de Enfermagem e de Medicina, sob a coordenação da própria professora pesquisadora. O orientador dessa pesquisa é a professora doutora Olga Akiko Takano.

As entrevistas para ambos os projetos estão a cargo dos alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina da UFMT. Todos devidamente identificados com jaleco e crachá. Os resultados obtidos são importantes para o aprimoramento nas políticas de Saúde municipais, servindo de base, inclusive, à gestão pública de Rondonópolis.