portal da segurança

Pessoas do mundo inteiro podem acessar serviços da Segurança pela internet

São mais de 10 serviços de segurança online disponíveis para o cidadão

por GazetaMT

18 de Fevereiro de 2017, 13h00

Pessoas do mundo inteiro podem acessar serviços da Segurança pela internet
Pessoas do mundo inteiro podem acessar serviços da Segurança pela internet

Mais de 120 mil pessoas do mundo inteiro acessaram, em 2016, os serviços de Segurança Pública de Mato Grosso pelo Portal da Segurança. Os mais procurados foram: consulta à situação da emissão da carteira de identidade, emissão de atestado de antecedentes criminais e consulta a mandado de prisão.

O serviço que mais apresentou acesso foi a consulta ao processo de confecção do Registro Geral (RG). Para o diretor metropolitano de Identificação Técnica da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Ailton Machado, a pré-solicitação da carteira de identidade via Portal da Segurança auxilia o processo de cadastramento e diminui o período de atendimento, uma vez que o cidadão ainda precisa se deslocar a um posto de identificação para a coleta biométrica.

Outro serviço da Politec com grande quantidade de acessos no Portal é a emissão de atestado de antecedentes criminais. Somente em 2016, foram expedidas 37.800 certidões deste tipo. “Antigamente, o cidadão precisava ir até a Politec para emitir a certidão, o que gerava tempo e gastos. Hoje, o documento pode ser solicitado e emitido via portal, de qualquer lugar do mundo, de forma gratuita”, disse Ailton.

Desde 2015, quando foi lançado, o Portal da Segurança já contabiliza mais de 164.530 acessos. Em janeiro deste ano, a ferramenta registrou pico de mais de mil usuários acessando o sistema, com destaque para quase todos os países da América do Sul, Estados Unidos, Índia e Japão. Em 2016, a média de acessos foi de 700 usuários por dia.

“Esses números demonstram o crescimento e a efetividade dos serviços do portal”, disse o superintendente de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Walmir Oribe.

O Portal da Segurança foi criado pela Sesp, em junho de 2015, para facilitar a vida dos cidadãos no acesso a alguns serviços da Segurança Pública.

Pela ferramenta, a população tem acesso a 10 serviços online, tais como: solicitação e consulta do documento de identidade, emissão de taxas da segurança pública, Delegacia Virtual, pré-registro do Boletim de Ocorrência, emissão e autenticação da certidão de antecedentes criminais, consulta e autenticação da certidão de acidente de trânsito, pesquisa de situação de veículo, consulta a mandados de prisão, consulta de unidades da Segurança Pública e um canal de comunicação com a Ouvidoria Geral de Mato Grosso.

A ferramenta está disponível no site da Sesp (www.sesp.mt.gov.br) e pode ser acessada pelo computador, tablet, smartphone ou outros dispositivos móveis com acesso à internet.

Desde o final do ano passado, os serviços do Portal também estão disponíveis no aplicativo do Governo do Estado “MT Cidadão”.

Serviços do Portal

Documento de identidade: Pelo portal, o cidadão pode solicitar e consultar o andamento da confecção da carteira de identidade. A solicitação, quando feita via portal, agiliza o processo de cadastramento, otimizando tempo. O serviço não tem custo adicional. Pela consulta, o cidadão pode se informar em que estágio se encontra o processo de confecção e pode acompanhar até o momento da chegada do documento ao posto de identificação.

Taxas de Segurança Pública: Nesse espaço, pode ser solicitada a taxa de pagamento da segunda via do documento de identidade.

Certidão de Acidente de Trânsito: A certidão emitida por meio do portal evita que a pessoa se desloque até o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar para fazer a certidão.

Situação de veículo: O cidadão pode realizar consulta a dados básicos de veículos, e também verificar se o veículo é roubado/furtado.

Delegacia Virtual: O portal também dá acesso à Delegacia Virtual da Polícia Judiciária Civil, para registro de ocorrências como extravio e furto, furto de celular, denúncia, desaparecimento de pessoas, exercício ilegal da profissão, calúnia, difamação, injúria, ameaça, constrangimento ilegal e violação de domicílio. Também é possível fazer o pré-registro do Boletim de Ocorrência, otimizando assim o atendimento na delegacia de polícia. 

Mandado de Prisão: Permite a consulta de pessoas com mandados de prisão.

Certidão de Antecedentes Criminais: Hoje, a Secretaria de Segurança Pública só emite a certidão via internet, pelo Portal da Segurança. A emissão é gratuita.

Unidades de Segurança Pública: Pelo portal, o cidadão tem acesso aos endereços e telefones dos quartéis, delegacias, diretorias, bases comunitárias, entre outras unidades da Segurança Pública de Mato Grosso.

O Portal da Segurança também dispõe de um canal de comunicação ligado à unidade da Ouvidoria Geral de Mato Grosso, pelo qual o cidadão pode fazer elogio, sugestão, reclamação, denúncia, crítica, além de avaliação dos serviços disponíveis no portal.