PORTAS ABERTAS

Altares da Catedral demolida são destaque na cerimônia de reabertura do Museu de Arte Sacra

Personalidades religiosas e políticas, agentes culturais e entusiastas estiveram presentes na reinauguração.

por GazetaMT

09 de Fevereiro de 2019, 08h30

Altares da Catedral demolida são destaque na cerimônia de reabertura do Museu de Arte Sacra
Altares da Catedral demolida são destaque na cerimônia de reabertura do Museu de Arte Sacra

Reprodução

Após dois longos anos, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MAS-MT) está com as portas abertas novamente. Com novas alas, mais acessibilidade e um acervo de valor imensurável, a população poderá visitá-lo de quarta-feira a domingo, sempre das 9h às 17h.

Na cerimônia de reabertura, que começou cerca de 20h, o calor de quase 40° parecia não incomodar os visitantes que transitavam pelas galerias bem iluminadas do velho-novo museu, fundado em 1980.  

Ao lado da Igreja do Bom Despacho, no complexo Seminário Nossa Senhora da Conceição, edificado 1858, personalidades políticas e religiosas, agentes culturais e entusiastas estiveram presentes na cerimônia que abalizou a reinauguração deste que é um dos mais importantes patrimônios da tricentenária Cuiabá.

Presente na reabertura do Museu, o governador Mauro Mendes disse que é muito importante para a sociedade valorizar sua cultura e revisitar sua história sempre.

“Nenhum povo é capaz de caminhar em direção ao futuro sem compreender o presente e valorizar o passado. Estamos escrevendo a história agora também. Aquilo que seremos no futuro depende muito da nossa capacidade de compreender os desafios, tomar as decisões certas, arregaçar as mangas e trabalhamos juntos. Hoje estamos dando um passo importante, uma demonstração de que valorizamos e valorizaremos sempre todos aqueles que contribuíram e contribuem para a preservação da nossa cultura”.

Um dos grandes destaques dessa nova fase do Museu é a ala reservada aos retábulos da antiga catedral, Igreja Bom Jesus de Cuiabá. São dois altares dos séculos XVIII e XIX, de 8 metros de altura cada, um neoclássico e outros barroco rococó, expostos pela primeira vez desde que a antiga Catedral foi demolida, em 1968.

A coordenadora do MAS-MT, Viviene Lozi, comemora. “Estamos imensamente felizes por trazer este museu de volta à visitação. E mais felizes ainda por poder entregar também esses retábulos, tão representativos para a nossa história e nossa identidade”.

Segundo ela, há mais novidades pela frente. No aniversário de 300 anos de Cuiabá, serão entregues outros dois retábulos barrocos da antiga Catedral. “Só tenho a agradecer pela confiança que o poder público depositou na instituição que já está à frente do museu há uma década”, referindo-se à Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec, fa retomada do museu é uma prova de que todos os esforços da atual gestão estarão voltados de maneira bastante sensível para o patrimônio histórico e cultural. "Queremos fazer muito mais pelas artes e pelos agentes da cultura. É certo que já estamos nos organizando para reabrir outros equipamentos culturais tão importantes quanto este”.

Ele ressaltou a importância da restauração dos retábulos, da conservação do acervo de peças de arte sacra e relembrou que o espaço é de uma riqueza histórica ímpar. “Há um século, esta era a morada de Dom Aquino Corrêa e hoje, o Museu salvaguarda parte de sua memorabília e conserva itens que trazem à memória outros importantes períodos da história mato-grossense. É uma honra poder participar deste momento”.

À ocasião da reabertura, foi lançado o livro “Museu de Arte Sacra – Três décadas de Preservação, Valorização e Educação”, publicação que traz toda a historiografia desse museu que completa 39 anos em março. O livro, organizado pelos professores Renilson Rosa, Cristiane Thais do Amaral e pela diretora do MASMT, Viviene Lozi, revela os trabalhos desenvolvidos no museu nas últimas três décadas. 

Serviço

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso fica na Praça do Seminário, na Rua Clóvis Hugney, 239, bairro Dom Aquino. Aberto à visitação de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h. Ingresso a R$5. Outras informações: (65) 3646-9101