PORTO ALEGRE DO NORTE

Seduc entrega conjuntos escolares e anuncia investimentos

As ações foram anunciadas pelo secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon

por GazetaMT

30 de Abril de 2017, 07h00

Seduc entrega conjuntos escolares e anuncia investimentos
Seduc entrega conjuntos escolares e anuncia investimentos

A Escola Estadual Alexandre Quirino, em Porto Alegre do Norte (1.140 km de Cuiabá), foi contemplada com 40 conjuntos escolares (mesas e cadeiras), que já foram entregues pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT). Além disso, a unidade deve receber posto de transformação e aparelhos de ar-condicionado, computadores para a secretaria, tintas de parede e a finalização do Plano de Desenvolvimento da Escola - PDE Climatização.

As ações foram anunciadas pelo secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, durante visita à unidade escolar, na última sexta-feira (28.04). "Também estamos estudando uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação para a construção da cobertura da quadra esportiva e reforma do piso, para melhorarmos ainda mais a ambiência escolar", destacou.

A unidade atende 520 estudantes do Ensino Fundamental, nos dois períodos. Para a diretora da escola desde 2016, Maria Rosalina Passos, essas ações são antigas reivindicações da comunidade escolar e refletirão na qualidade da educação. "Os estudantes terão uma estrutura mais adequada e mais conforto, o que auxilia no ensino aprendizagem", garantiu.

Libras                                                                                                                           

Durante a visita, o secretário participou do encerramento do curso de introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras), oferecido na unidade escolar pela Seduc, em parceria com a Casa Civil, por meio do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies).

Cerca de 60 pessoas, divididas em três turmas, participaram da iniciativa, entre profissionais da educação e comunidade em geral. Foi uma semana de aula, totalizando 20 horas-aulas.

Ele destacou que é uma alegria verificar que a parceria para a realização do curso de Libras está dando certo, com relevante participação da comunidade. "É assim que iremos sempre incluir e dar maior acessibilidade possível à pessoa com deficiência, pois todos são agentes dessa transformação", disse o secretário aos participantes do curso.

O operador de extração de areia Divino de Sousa, aluno do curso, ressaltou que o interesse em participar surgiu pela vontade de interagir com a população surda, mesmo não tendo ninguém surdo na família ou no ciclo de amigos. "Muitas pessoas necessitam de ajuda e não conseguem se comunicar. Quero poder ajudar".

De acordo com o secretário-adjunto de Promoção do Direito da Pessoa com Deficiência de Mato Grosso (órgão ligado à Casa Civil), Marcione Mendes de Pinho, o objetivo é fomentar nos municípios, durante a Caravana da Transformação, o despertar para a Libras. "Isso é de fundamental importância para a pessoa com deficiência auditiva ser inclusa na escola. Temos no estado um déficit muito grande de intérpretes e essa introdução à Língua Brasileira de Sinais é justamente para reduzir isso".

A expectativa é de que Estado e Município se organizem para oferecer novos cursos na área, inclusive com módulos mais avançados.