PREVENÇÃO

Agentes agem no combate ao mosquito em São Pedro da Cipa

Objetivo é evitar infestação de doença, seja Dengue, Zika, Chikungunya ou Febre Amarela

por GazetaMT

21 de Janeiro de 2017, 13h00

Agentes agem no combate ao mosquito em São Pedro da Cipa
Agentes agem no combate ao mosquito em São Pedro da Cipa

Agentes de Saúde e de Combate a Endemias estão percorrendo os bairros de São Pedro da Cipa, orientando os moradores no combate ao  Aedes aegypti e eliminando os focos do mosquito. A força tarefa, que faz parte do cronograma de ações da atual administração, teve início na última segunda-feira (16).

Conforme a coordenadora dos trabalhos, a enfermeira Andressa Pedroso, as equipes também estão coletando todo o material encontrado, para uma análise de infestação. "Esse resultado será fundamental para nortearmos a meta de nosso plano de ação", assegurou.

Segundo ela, no ano passado não houve índice de infestação ou doença, seja Dengue, Zika, Chikungunya ou Febre Amarela. "Esse ano já temos um caso registrado e por isso o nosso cuidado tem sido redobrado", complementou,

Andressa lembra ainda, que todo o trabalho está sendo realizado em parceira com os fiscais da Vigilância Sanitária, que atuam de forma continua, visitando periodicamente os imóveis e multando quem tiver criadouro reincidente. "A pessoa será orientada a como solucionar o problema e notificada. Se os agentes constatarem que nada foi feito, ela é multada", ressaltou.

O prefeito Alexandre Russi informou que todas as medidas necessárias já estão sendo tomadas para que não haja proliferação do mosquito e assim a epidemia de doenças. "Ainda estamos em época de chuvas e não vamos tolerar nenhum tipo de infestação e que nossa população seja acometida por essas doenças. Após o levantamento, todas as providencias necessárias serão colocadas em prática", garantiu.

Um reunião com todas as equipes da Saúde será realizada nos próximos dias, onde serão apresentados todos os dados e traçadas as metas de mobilização.