PREVENÇÃO

PSD de Mato Grosso promove ações de conscientização ao Outubro Rosa

Lideranças da sigla, juntamente com o núcleo feminino, estiveram reunidos debatendo ações que possam divulgar e fortalecer campanha

por GazetaMT

10 de Outubro de 2017, 15h16

PSD de Mato Grosso promove ações de conscientização ao Outubro Rosa
PSD de Mato Grosso promove ações de conscientização ao Outubro Rosa

O PSD de Mato Grosso está fortemente engajado nas ações do Outubro Rosa, com atuação na maioria dos municípios de Mato Grosso, através do PSD Mulher. Lideranças da sigla, juntamente com o núcleo feminino do partido, estiveram reunidos debatendo ações que possam divulgar e fortalecer a campanha de prevenção ao câncer de mama.

Participaram da reunião o presidente da sigla em Mato Grosso, vice-governador Carlos Fávaro, os deputados estaduais Ondanir Bortolini (Nininho) e Pedro Satélite, o chefe da casa civil Max Russi e a coordenadora estadual do PSD Mulher MT, Vânia Neves, entres outros líderes.

Carlos Fávaro destacou a capacidade de mobilização do PSD entre as mulheres através de suas filiadas. De acordo com Fávaro, o partido é, em Mato Grosso, um dos maiores em número de filiadas mulheres. "Temos, atualmente, 4,5 mil mulheres no nosso partido, o que é um número surpreendente. Mas, não nos acomodamos com isso, queremos cada vez mais representantes femininas em nossos quadros".

Fávaro enalteceu a importância do Outubro Rosa no cuidado a saúde da mulher e disse que a campanha deve ser cada vez mais fortalecida. "É extremamente importante a campanha de prevenção. Mas não só esta, todas as políticas públicas para as mulheres devem ser fortalecidas e ampliadas. O PSD pode e deve discutir ações voltadas para as mulheres, para que elas possam cada vez mais ter a relevância que merecem no âmbito de políticas publicas para o estado de Mato Grosso".

Embora a mobilização em prol do Outubro Rosa cresça a cada ano, ainda há muito que fazer para que os casos de câncer de mama diminuam entre as brasileiras. De acordo com Instituto Qualicare, o câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres.

Para a coordenadora do PSD Mulher de Mato Grosso, Vânia Neves todas as ações são válidas. Ela lembrou a rotina exaustiva da maioria das mulheres, o que faz com que muitas não tenham tempo ou nem se lembrem de cuidar da própria saúde.

"Muitas mulheres priorizam as atividades diárias e esquecem de cuidar da própria saúde por falta de tempo. Às vezes não prestamos atenção em nós, mas isso tem que mudar. Temos que colocar em prática o autoexame muito lembrado durante o Outubro Rosa, e precisamos criar políticas públicas para que as pacientes tenham o atendimento e acompanhamento que merecem", ressaltou.

Todos os anos 22% dos novos casos de câncer são mama. As taxas de mortalidade continuam elevadas, e mesmo com as campanhas de conscientização, como é o caso do Outubro Rosa, a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.