PREVIDÊNCIA NA MIRA

Deputado consegue 14 assinaturas para criar CPI da Previdência na AL

por De Cuiabá - Estevan de Melo

14 de Março de 2019, 13h36

Deputado consegue 14 assinaturas para criar CPI da Previdência na AL
Deputado consegue 14 assinaturas para criar CPI da Previdência na AL

O deputado estadual João Batista (PROS) apresentou em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (14) um requerimento de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a suspeita de um déficit bilionário no sistema de previdência social dos servidores públicos do Estado de Mato Grosso. 

O parlamentar aponta no requerimento que, em 2018, o governo do Estado revelou que o MT-Prev fechou com prjeuízo de aproximadamente de R$ 1 bilhão. Por conta disso, o poder Executivo foi obrigado a arcar com de 4% de toda sua receita para cobrir o rombo no sistema de previdência dos servidores públicos estaduais e assim garantir o pagamento mensal dos aposentados.

De acordo com o deputado João Batista, a CPI se propõe a investigar os sucessivos déficits na previdência social de Mato Grosso diante da suspeita de que o dinheiro destinado a aposentadorias tenha recebido outras finalidades. "Queremos apurar todo o rombo no sistema de previdência, examinar o recolhimento dos Poderes em relação a previdência. Existe denúncias que alguns Poderes não estão repassando a parte patronal, o que configura apropriação indébita e até crime de responsabilidade pelo chefe do Poder”, declarou .

Além disso, o parlamentar diz que a investigação vai permitir identificar se será possível saber se realmente o que se arrecada  é insuficiente para arcar com os pagamentos de aposentados e pensionistas.

No total, já houve o recolhimento de 14 das 8 assinaturas necessárias para a instauração da CPI: Janaina Riva (MDB), Elizeu Nascimento (DC), Dr. Claudinei (PSL), Valdir Barranco (PT), Lúdio Cabral (PT), Max Russi (PSB), Wilson Santos (PSDB), Dr. João (MDB), Romoaldo Júnior (MDB) e Thiago Silva (MDB).