PRIMAVERA DO LESTE

Cidade ganha salão permanente de exposições artísticas

O espaço funciona na antiga Yello, onde está instalada a Secretaria de Cultura

por GazetaMT

25 de Maio de 2018, 15h04

Cidade ganha salão permanente de exposições artísticas
Cidade ganha salão permanente de exposições artísticas

Primavera do Leste está caminhando no sentido de se tornar referência para o cenário cultural de Mato Grosso. Na última quinta-feira (24) ocorreu a cerimônia de inauguração do Salão das Águas, espaço que proporciona aos moradores e visitantes o acesso às exposições artísticas. O Salão das Águas está localizado na Avenida dos Lagos, no contêiner conhecido como Yello.

O espaço também é a nova instalação da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (Secult). Ainda na cerimônia de inauguração ocorreu a abertura do Fundo Municipal de Cultura, que deve angariar verba para as manifestações culturais desenvolvidas na cidade.

O contêiner foi escolhido pelo prefeito Léo Bortolin. Ele - além de apoiar os movimentos culturais, entendendo que essa é uma ferramenta importante contra a vulnerabilidade social e violência - identificou a Yello como um espaço que tem sintonia com a Secretaria de Cultura, pela estrutura física diferenciada.

Na mesma linha de pensamento, visando a evolução cultural em Primavera, o secretário de Cultura, Wanderson Lana, teve a ideia de abrir o salão de exposições para proporcionar uma novidade para Primavera, que com essa ação se coloca à frente da maioria dos municípios do país.

A primeira exposição, que estará disponível à população até agosto desse ano, traz pinturas do artista plástico mato-grossense Moacyr de Freitas. Com essa exposição intitulada: "Grupiara - Vermelho/povo, dourado/chão", o pintor apresenta, pelas telas, a história de Mato Grosso. A intenção da Secretaria é manter exposições permanentes durante todo o ano, onde serão recebidas as escolas e toda a população interessada.

O secretário de cultura disse que a equipe da Secretaria está extasiada. "As pessoas que visitam o Lago podem conhecer o espaço que sempre estará apresentando exposições diferentes. A secretaria vai readequar os horários para atender a população. Poucas cidades do Brasil possuem sala de exposição e, agora, Primavera tem uma com muita qualidade e bonita, proporcionando mais qualidade de vida aos primaverenses".

Lana também comentou que o Fundo Municipal de Cultura (FmuCpva) é um mecanismo da sociedade. A própria população construiu o Fundo, que recebe destinação do governo municipal e pode receber verba, também, da iniciativa privada.

O secretário reafirmou que "esses recursos serão revertidos para os artistas através de edital de seleção. Se tiver um artista que vai montar espetáculo de dança, ele precisa de figurino, cenário e sapatilha. Esse dinheiro retorna para o comércio local, movimentando a economia e criando espaços de apresentações culturais o ano inteiro".

Já o prefeito Léo Bortolin salientou que a cena da cultura em Primavera tem crescido muito, e prevê que em pouco tempo a cidade será referência nacional, devido aos projetos, qualidade dos artistas e equipamentos públicos dedicados à cultura. "Gostaria de deixar o convite a toda população. Venha conhecer mais esse ponto turístico de nossa cidade".

Representando a Câmara de Vereadores, o parlamentar Manoel Mazutti disse que esse é o maior passo que a cultura de Primavera já deu desde o início da cidade. "Acho que a população precisa entender que a cultura vem para tirar a escravidão intelectual dos povos. Esta é a transformação cultural de Primavera".

Secult

A pasta tem quatro anos de fundação, com o objetivo de criar políticas públicas de fomentação às artes, por meio de equipamentos culturais para atender a cena do município. Toda a equipe da secretaria é formada por artistas.

São algumas atividades desenvolvidas pela Secult: Bailinho da Pista; Por do Sol com MPB; Circuito do Rock; Natal dos Sonhos; réveillon; Festival de Dança Tema Cinema; Festival de Teatro Velha Joana; Festival Estudantil temático de Teatro para o Trânsito; Festival Cinema do Minuto; Festival de Culturas de Primavera do Leste; Circula Velha Joana; manutenção das bibliotecas contêineres; Ilha Cultural do Aniversário de primavera do Leste; Prima Canta; Festival Castro Alves de poesia, dentre outras.