PRIMAVERA DO LESTE

Eleições suplementares devem marcar renovação no cenário político

Convenções foram marcadas para o próximo domingo, dia 08, e o prazo para registro de candidaturas até o dia 11

por GazetaMT

05 de Outubro de 2017, 07h17

Eleições suplementares devem marcar renovação no cenário político
Eleições suplementares devem marcar renovação no cenário político

As articulações políticas em Primavera do Leste estão avançadas devido a decisão do TRE - Tribunal Regional Eleitoral - que marcou a data para as eleições suplementares para o dia 19 de novembro próximo. Após o afastamento do prefeito Getúlio Viana pelo TSE - Tribunal Superior Eleitoral- por improbidade administrativa, o presidente da Câmara Leonardo Bortolin assumiu a chefia do Executivo, por impositivo legal. Agora, a lei determina que haja novas eleições e, por conta dessa decisão, lideranças e partidos começam a se movimentar e buscar alianças. O ponta pé inicial no processo eleitoral já foi dado.

As convenções foram marcadas para o próximo domingo, dia 08 e o prazo para registro de candidaturas até o dia 11. Com o prazo exíguo a movimentação em torno da composição das chapas toma forma e algumas definições já estão desenhadas. O atual prefeito Leo Bortolin é o nome mais forte do seu grupo e tem recebido apoio de segmentos distintos - sindicatos, associações, das lideranças do agronegócio, dos empresários e da população que o elegeu duas vezes o vereador mais votado. Ele é jovem, 32 anos, articulado, transita bem em todas as classes sociais e tem conduzido com ousadia as ações públicas. Isso tem chamado a atenção e atraído seguidores. Ele representa a possibilidade de encerrar um ciclo dominado por duas forças - Piana X Viana -  que cada uma a seu tempo fez o que foi possível pelo município. Acabou. É um novo momento. E Leonardo Bortolin tem tudo para liderar essa mudança que se espera.

Pela oposição o nome mais cotado é de Mateus Viana, também jovem que já disputou uma eleição para prefeito e foi derrotado por Érico Piana, em 2012. Mesmo sem uma militância política ativa, seu nome ainda é o que existe de possível para o enfrentamento com o atual prefeito. Getúlio Viana que lidera o grupo de oposição está enfrentando alguns obstáculos para encontrar o candidato e, como sempre pros Viana só Viana, então o único nome na bolsa de apostas continua sendo Matheus.