Primavera do Leste

“Fomenta Mato Grosso” motiva micro e pequenos empresários a participarem de licitações

O evento em Primavera do Leste atraiu empresários e gestores públicos

por GazetaMT

23 de Junho de 2018, 07h00

“Fomenta Mato Grosso” motiva micro e pequenos empresários a participarem de licitações
“Fomenta Mato Grosso” motiva micro e pequenos empresários a participarem de licitações

O desenvolvimento da cidade é uma junção de esforços de vários setores, tanto públicos quanto privados. É essa visão que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) trouxe para gestores públicos e empresários de Primavera do Leste, na última quarta-feira (20), no Fomenta Mato Grosso. O evento ocorreu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

 "Este é um evento que trabalha uma programação estratégica visando criar condições para ampliar a participação das micro e pequenas empresas no volume de compras dos governos federal, estaduais e municipais", explica o gerente de Competitividade Empresarial do Sebrae MT, Sandro Rossi.

Já o secretário municipal de desenvolvimento, Carlos Donin, define o Fomenta Mato Grosso como um evento com objetivo de fomentar e impulsionar o desenvolvimento regional, apresentar quais são as soluções para o empresário atender o principal cliente do município, os órgãos públicos, que têm um poder de compra muito grande. Ele reitera que "os pequenos empresários locais podem fazer venda para o setor público e com essa verba agregar maior valor a sua empresa".

Para o vice-prefeito Sérgio Fava, a parceria com o Sebrae vem com o intuito de capacitar os gestores e coordenadores da prefeitura. "Esperamos que comece a fomentar mais a economia do município, gerando parceria com as pequenas empresas, porque a ideia é tentar comprar no município para podermos crescermos juntos, porque hoje as micro e pequenas empresas são as que mais geram emprego no município".

 

Cenários e tendências

 

O evento contou com palestra do consultor internacional Carlos Hilsdorf, abordando cenários, tendências, oportunidades de negócios, economia e o comportamento do consumidor, em busca de diferenciais competitivos para as pequenas empresas. A programação incluiu um painel sobre compras públicas e a análise de um case empresarial com a participação do especialista em gestão pública Felipe Ansaloni e do prefeito de Campo Verde Fábio Schroeter.

O município vizinho, Campo Verde, desde 2016 aderiu o trabalho desenvolvido pelo Sebrae. As empresas e micro empresas locais recebem incentivo para participar das licitações da Prefeitura. O prefeito Fábio afirma que no primeiro ano os resultados positivos começaram a aparecer, mas foi em 2017 que puderam perceber o impacto da ação.

Para Fábio Schroeter, "é esse o objetivo desse trabalho, usar o poder de compras que a Prefeitura tem para fortalecer a economia do município. O dinheiro que está sendo gasto pela prefeitura, invés ir para outra cidade, que vai gerar emprego lá fora e desenvolver outros municípios será destinado para empresa do próprio município, e isso é bem melhor".

O prefeito de Campo Verde disse ainda que, "tão importante quanto o esforço da Prefeitura é o esforço dos empresários. Deixando somente empresas de fora participar dos pregões, o município fica de mãos amarradas. O empresariado local precisa entender que o trabalho é sério, dá resultado e, precisa participar".

Programa Cidade Empreendedora

 

Também junto ao evento foi lançado, oficialmente, o contrato da Prefeitura com o Sebrae para o programa Cidades Empreendedoras, voltado às prefeituras municipais, disponibilizando soluções para uma efetiva gestão pública, o fomento ao empreendedorismo e ambientes de negócios. Em Primavera do Leste está em andamento o modelo "Ultimate", que disponibiliza 35 soluções para a gestão municipal, incluindo a realização do Fomenta.

O programa trabalha a desburocratização, compras públicas, educação empreendedora, pesquisas e planejamento estratégico da gestão, gestão de projetos, levantamento de números e oportunidades locais, ações de sustentabilidade e plano de desenvolvimento econômico dos municípios participantes. 

Integrando o Programa Cidades Empreendedores, representantes de Primavera do Leste e outros 60 interlocutores da gestão pública de 34 municípios de Mato Grosso, passaram por capacitações intensas, de 11 a 15 de junho, no auditório do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), em Cuiabá. Eles atuam como secretários, agentes de desenvolvimento e atendentes da sala do empreendedor e, são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento local, dando sustentabilidade e continuidade às políticas públicas para as micro e pequenas empresas.