PRIMAVERA DO LESTE

Vereadores pedem o cancelamento do processo seletivo da prefeitura

Legisladores querem saber porque as provas foram entregues aos candidatos com as respostas

por Josieli Araújo

21 de Março de 2017, 15h18

Vereadores pedem o cancelamento do processo seletivo da prefeitura
Vereadores pedem o cancelamento do processo seletivo da prefeitura

No último domingo, 19, a Prefeitura de Primavera do Leste aplicou um processo seletivo para preencher 63 vagas em caráter emergencial e temporário. Mais de três mil pessoas se inscreveram para a seleção e foram fazer a prova na Universidade de Cuiabá (Unic) campos de Primavera do leste.

O fato curioso foi que para alguns cargos, as provas foram entregues com o gabarito. No decorrer da aplicação do seletivo, algumas pessoas começaram a perceber que em todas as questões, as respostas corretas estavam marcadas com a impressão da folha mais clara. Dessa forma, a prefeitura cancelou a avaliação para alguns cargos.

Presidente da Câmara quer a anulação do Processo Seletivo. Foto: Luan Dourado/ GazetaMTO vereador e também presidente da casa de Leis, Leonardo Bortolin (PMDB), disse que essa foi uma situação inaceitável e muito frustrante. "Nós iremos protocolar um requerimento para a Secretaria de Administração da prefeitura para saber o motivo das provas estarem com os gabaritos, ficou uma sensação de fraude no ar. Precisamos tomar conhecimento porque a população precisa de respostas e a prefeitura precisa ser transparente".

Para o legislador, o certo será refazer o seletivo. "O ideal é refazer o processo, cancelar este e fazer outro. O processo seletivo é muito sério, teve candidatos que vieram de outros municípios e até outros Estados para fazer a prova. Então diante do ocorrido, não é só aplicar a prova novamente aos que receberam o gabarito e sim refazer o seletivo", afirma Leonardo.

Outros vereadores também usaram a tribuna para falar do ocorrido com o vazamento do gabarito para o seletivo da prefeitura. Para o vereador Marcos Mazuti (PMDB), o seletivo tem de ser cancelado o mais rápido possível. "Até esclarecer o que ocorreu com as provas, é necessário cancelar o seletivo e não aplicar uma nova prova apenas aos cargos que receberam os gabaritos".

NOTA DA PREFEITURA

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, os candidatos que participaram  do  Processo  Seletivo Nº 458/2017, para os  cargos de: Fisioterapeuta, enfermeiro para o Samu, psicólogo, professor de Geografia,  bioquímico,  professor Educação Especial,  professor de História,  professor Língua Inglesa,  assistente social e fonoaudiólogo, realizado  no Domingo (19) nas dependências do Campus da UNIC - PRIMAVERA DO LESTE , que as provas foram canceladas tendo em vista a ocorrência de erro no momento da impressão.

O Secretário de Administração, Carlos Laete, responsável pelo Processo Seletivo, ressalta que a medida foi necessária para que não houvesse nenhum dano aos candidatos, e destaca que as provas foram anuladas apenas para os cargos citados, para os demais cargos, o cronograma prosseguirá normalmente. A medida não ocasionou nenhum dano ao Processo Seletivo e obedece a todos os requisitos especificados no Edital Nº 458/2017.

Na tarde desta terça-feira, a Secretaria de Administração divulgou um comunicado confirmando que as provas para os 178 candidatos que tiveram problemas com as respostas impressas, farão novamente as provas. Os candidatos devem comparecer às 8h deste domingo,26, na Escola 13 de Maio em Primavera do Leste.