PRIMAVERA DO LESTE

Com estrutura própria, escola melhora rotina de estudantes e professores

Governador Pedro Taques e secretário Marco Marrafon estiveram, neste sábado, no município para entregar a unidade

por GazetaMT

14 de Maio de 2017, 07h00

Com estrutura própria, escola melhora rotina de estudantes e professores
Com estrutura própria, escola melhora rotina de estudantes e professores

Até a semana passada, a rotina da estudante Eduarda Mangabeira, de 16 anos, era bem diferente de como será a partir da próxima segunda-feira (15.05), com a inauguração da Escola Estadual Paulo Freire, em Primavera do Leste (231 km ao Sul de Cuiabá). Isso porque ela, que é moradora do bairro Primavera III, levava cerca de uma hora para chegar à escola, que até então funcionava nas dependências de outra unidade escolar, no centro do município. Agora, o trajeto será de apenas cinco minutos.

A inauguração foi realizada neste sábado (13.05). "A maioria dos alunos da EE Paulo Freire mora nessa região, então tínhamos que pegar o ônibus, que sempre ia lotado. Eu acordava às 5 horas da manhã todos os dias e agora vou poder dormir um pouco mais. Além disso, tínhamos que pagar passagem, outra coisa que vai mudar com a escola nova", comemorou Eduarda, que cursa o 2° ano do Ensino Médio.

O diretor Eder Alves Martins lembra que a EE Paulo Freire foi criada em 2010 para atender a demanda de alunos de Primavera do Leste e funcionava em um imóvel alugado com seis salas. De lá até aqui, a escola já se instalou em vários lugares, até que o prédio próprio fosse construído.

"O sentimento é de muita felicidade, uma vez que era anseio de todos um espaço como esse, para que pudéssemos desenvolver nossos projetos, como aulas de capoeira e Prinart, e servir de espaço para a comunidade da nossa região", afirmou.

A professora aposentada Neide Berlatto de Oliveira foi uma das fundadoras da unidade, que atualmente atende os Ensinos Médio e Fundamental, nos períodos matutino e vespertino. Ela lembra que a escola começou com 180 alunos e hoje já conta com mais de 500, por período. "Ver tudo isso acontecer é uma conquista valiosa. A partir de agora, a escola poderá criar sua própria identidade e mostrar isso para toda a comunidade de Primavera, mostrar que temos qualidade no ensino de nossos alunos".