PROMOÇÃO DE SAÚDE

Mulheres comparecem em mutirão para realização de exames médicos

O atendimento foi viabilizado com a parceria dos acadêmicos residentes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

por GazetaMT

25 de Julho de 2016, 11h23

Mulheres comparecem em mutirão para realização de exames médicos
Mulheres comparecem em mutirão para realização de exames médicos

Um amplo atendimento contemplou mulheres do Jardim Ipiranga durante uma ação realizada sábado (23) das 7 às 17h com uma equipe multiprofissional na Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF). No mutirão que previa atendimentos de saúde, também houve atendimentos sociais, sendo, portanto efetivado 124 testes rápidos de HIV, Hepatite e sífilis, 25 preventivos, 129 atendimentos de aferição de pressão arterial e de índice de massa corporal, 16 atendimentos odontológicos, 50 cartões do SUS, além de 23 maquiagens, quatro sobrancelhas, cinco cortes de cabelo além do sorteio de 11 brindes.

Tal ação visava contemplar aquelas que trabalham durante toda a semana e não separam um tempo para fazer a coleta do preventivo. O atendimento foi viabilizado com a parceria dos acadêmicos residentes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Cleonice Barbosa é um exemplo disso, pois segundo ela, nunca tem tempo de visitar o posto para atualizar seus exames, pois trabalha em tempo integral e a oportunidade do mutirão foi única. "Minha filha me falou que haveria o mutirão e não hesitei. Me programei para aqui estar e cuidar da minha saúde".

Segundo a enfermeira Luana Bitencourt, algumas mulheres que passaram pelo exame já estavam há três anos sem colher o preventivo. "Sabendo dessa necessidade, a equipe se reuniu e se empenhou para realizar esta ação. O resultado pode ser contemplado hoje, com muitas mulheres procurando a unidade", destacou.

Andressa Ferreira enfermeira residente da UFMT disse que foi um dia gratificante, rico para vários usuários que aproveitaram o momento para prevenir doenças e agravos, além de receber orientações de saúde.