PROTEÇÃO À CRIANÇA

Alunos da rede pública de Rondonópolis vivenciam ações em alusão à Semana de Prevenção da Violência

por GazetaMT

17 de Outubro de 2017, 14h37

Alunos da rede pública de Rondonópolis vivenciam ações em alusão à Semana de Prevenção da Violência
Alunos da rede pública de Rondonópolis vivenciam ações em alusão à Semana de Prevenção da Violência

Instituída em 2007 pela Lei Federal 11.523, a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância reserva o período de 12 a 18 de outubro para refletir sobre formas de evitar a agressão contra crianças desde recém-nascidas até seis anos de idade.

Com o objetivo de definir ações para prevenção dessa violência ou, quando já está ocorrendo, identificá-la, denunciá-la e combatê-la, as Secretarias Municipais de Saúde, de Promoção e Assistência Social e de Educação em parceria com várias igrejas católicas e evangélicas e com o Conselho Tutelar de Rondonópolis realizaram, na manhã desta terça-feira (17), no Horto Florestal, atividades lúdicas e de conscientização para 190 crianças de cinco e seis anos da Escola Arão Gomes Bezerra.

"A primeira infância, que vai do nascimento até os seis anos, determina a formação da personalidade da pessoa adulta. Por isso, trabalhar a questão da não-violência em relação à criança, especialmente nessa faixa etária, é fundamental", sublinha a gerente do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde, Mariúva Valentim.

Teatro de fantoches e rodas de conversas em que as crianças aprendiam a detectar situações de violência e verbalizar quando são agredidas foram algumas das atividades que ocorreram no Horto Florestal.

Além da Escola Arão Gomes Bezerra, as outras escolas da Rede Pública Municipal também vão realizar eventos voltados à prevenção da violência na primeira infância. "As atividades no Horto dão início a uma série de ações que vão ocorrer nas escolas com o objetivo de preservar os pequenos de qualquer tipo de agressão. Queremos que eles sejam ouvidos e consigam se expressar quando forem vítimas de maus-tratos", assevera a gerente.

Outra ação voltada para proteger a primeira infância contra a violência, será promovida nesta quarta-feira (18), às 18 horas, no Salão Paroquial da Igreja São José Operário. Este segundo evento contará com palestras de profissionais da saúde e tem a intenção de preparar professores e pais de alunos a observarem qualquer mudança de comportamento ou sinal de agressão física nas crianças e como lidar com essa situação.

Mariúva ressalta que é importante uma atenção especial em relação aos cuidados e à recuperação da saúde, principalmente mental, da criança dentro da família: "Na maioria das vezes o agressor encontra-se bem próximo e, em 90 % dos casos, está dentro dos lares. São vizinhos, tios e pais, por exemplo".

Segundo a gerente, preocupada com esta questão, a atual gestão implantou o Programa Saúde na Escola. "A Prefeitura incorporou esse programa e, também, por meio da Secretaria de Saúde, está desenvolvendo outro programa para proteger qualquer vítima de violência, inclusive crianças, que podem ser encaminhadas ao ambulatório ao lado do PSF do Bairro Monte Líbano onde receberão os cuidados de médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais". O ambulatório funciona das 7h às 11h e das 13h ás 17h de segunda à sexta-feira e o telefone para mais informações é 3411-5079.