QUALIDADE

Obras de pavimentação no centro de Rondonópolis têm que ser feitas de dia

O trabalho é fundamental para garantir uma vida útil mais longa para a pavimentação já antiga

por Redação com assessoria

09 de Fevereiro de 2018, 07h05

Obras de pavimentação no centro de Rondonópolis têm que ser feitas de dia
Obras de pavimentação no centro de Rondonópolis têm que ser feitas de dia

As obras de revitalização de pavimentação asfáltica das principais ruas e avenidas do centro de Rondonópolis (MT) são fundamentais para garantir uma vida útil mais longa para a pavimentação já antiga. Porém como toda obra pode trazer alguns transtornos para quem mora, tem comércios ou trafega pelas vias, mas a preocupação da Prefeitura é que o incômodo seja o menor possível e trabalha de forma acelerada sem deixar de prezar pela qualidade do serviço realizado.

O engenheiro civil da empresa Amil, Roberto Carlos Martins Junior, explica que vem buscando sinalizar as vias com o intuito de informar corretamente os cidadãos sobre os locais de realização das obras. Contudo, ele alerta que as obras não poderiam ser feitas no período noturno.

A primeira razão é a oscilação da energia elétrica que ocorre a noite em função do maior consumo dos cidadãos, o que não permite o funcionamento adequado a usina. O segundo empecilho está na iluminação insuficiente à noite, o que poderia gerar falhas na execução da pavimentação. "É preciso muita claridade para realizar um serviço de qualidade. O que não temos à noite", explica o engenheiro.

A Prefeitura está investindo R$ 10,7 milhões de recursos próprios na revitalização da região central. Serão recuperados 17,4 quilômetros em 13 vias. Para proteger a base e sub-base do asfalto antigo, são aplicados na via CBUQ de cinco centímetros de espessura.

Segundo a secretária municipal de Infraestrutura, Nívia Calzolari, o CBUQ propiciará a proteção do pavimento antigo, garantindo maior vida útil ao mesmo, pois protege as camadas de base e subase, especialmente de infiltrações.

"A capa de rolamento da pavimentação do centro, em várias vias, já estava envelhecida e oxidada, o que ocasionava o aparecimento de trincas e buracos. Então, a alternativa nestes casos, é a aplicação do CBUQ de cinco centímetros de espessura", explica.

Estão sendo revitalizadas as ruas Arnaldo Estevão e José Barriga e as avenidas Fernando Correa da Costa, Bandeirantes, Frei Servácio, Dom Wunibaldo, João Ponce de Arruda, Tiradentes, Rui Barbosa, Marechal Dutra, Cuiabá, Amazonas e Marechal Rondon.

A secretária ressalta ainda que aguarda a liberação de uma emenda do senador José Medeiros para incluir ainda no projeto, dentro dos limites estabelecidos em lei, a recuperação da pavimentação das ruas Dom Pedro II e Rio Branco, bem como da avenida Lions Internacional.