Quanto tempo depois de ter bebê posso fazer uma cirurgia plástica?

por GazetaMT

01 de Dezembro de 2017, 08h10

Quanto tempo depois de ter bebê posso fazer uma cirurgia plástica?
Quanto tempo depois de ter bebê posso fazer uma cirurgia plástica?

As mulheres que passam por uma gravidez logo querem voltar o corpo de antes da gestação. Mas quanto tempo depois seria o tempo ideal para colocar prótese de mama ou fazer um lipo ou abdominoplastia?

Bem vamos por partes.  Após o parto, a mamãe está em fase de regressão do inchaço natural da gravidez e sob efeito de alterações hormonais, com o corpo voltando ao seu estado natural depois de ganhar de 9 a 20 quilos a mais em alguns casos.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica aconselha de 6 meses a um ano para se pensar em realizar as cirurgias plásticas e ainda vai depender se a mamãe não estiver mais amamentando. Visto que os procedimentos só devem ser feitos após passar o período da amamentação já que as glândulas estarão produzindo leite e o peito ainda parecerá inchado.

O conselho também é que após passar o período de amamentação, a mulher deve retomar atividades físicas e fazer dieta para depois procurar um cirurgião plástico.  Com o equilíbrio do corpo o que a cirurgia fará será apenas melhorar o que já é natural e não reconstruir um corpo que está acima do peso.

O resultado será otimizado conforme o estilo de vida da paciente. Lembrando também que passar por outro procedimento cirúrgico após a gravidez a recuperação inclui não pegar peso então tem que ser bem programada visto que crianças até um ano requerem muita atenção da mãe e isso pode comprometer o pós-cirurgia. Uma mulher que se submete a uma cirurgia plástica como prótese de silicone ou lipo, não pode carregar peso. Então como vai carregar seu bebê? O leite em geral seca automático pelo trauma sofrido pelo corpo numa cirurgia seja qual for, e também a estética. Então a mãe também terá que abrir mão de amamentar. A pergunta é: Vale a pena perder esse momento pleno da maternidade? E ainda privar o seu filho desse contato com a mãe em nome da estética?

Benedito Figueiredo Junior é cirurgião plástico na Angiodermoplastic. CRM 4385 e RQE 1266.