QUASE PRONTO

Bajacaré representa Rondonópolis e Mato Grosso em competição acadêmica nacional

Membros da Equipe UFMT-Baja aceleram na montagem do carro e esperam representar bem em Piracicaba/SP

por EMERSON DOURADO

27 de Fevereiro de 2015, 10h00

Bajacaré representa Rondonópolis e Mato Grosso em competição acadêmica nacional
Bajacaré representa Rondonópolis e Mato Grosso em competição acadêmica nacional

 

Acadêmicos correm contra o tempo para deixar o Baja pronto até domingo - Foto: Emerson Dourado/gazetaMTUm projeto planejado e executado em  pouco mais de seis meses, o Bajacaré 5 é o resultado do esforço e do trabalho de 10 acadêmicos dos cursos das Engenharias Mecânica, Agrícola e Ambiental da Universidade Federal  do Estado de Mato Grosso, Campus Rondonópolis. No fim de semana, o grupo viaja para o interior de São Paulo, para a cidade de Piracicaba, onde participam do 21º campeonato Nacional Baja SAE.

Esta semana, os alunos começaram os testes efetivos com o veículo, em uma pista improvisada dentro da área do campus da universidade.  Segundo Laís Bertocco, capitã da equipe atual e que também participou da construção da versão de 2014, elegeu esta fase como mais difícil no modelo de 2015. “ Nós tivemos na fase de construção a saída de alguns componentes e tivemos que reformular o grupo, mas estamos chegando ao final desta etapa e estamos confiantes em fazer um bom papel na competição deste ano”, disse Laís.

Na competição do ano passado, os representantes de Mato Grosso ficaram na 44ª posição, oque para líder do grupo, uma classificação mediana, devido ao pouco investimento e apoio para o projeto. “A colocação não é ruim, se levarmos em conta que foram 70 equipes de todo o Brasil, este ano tentaremos superar este posto, mas para nós a competição já começou e só de estar lá já um grande feito para todos”, explicou a capitã da Equipe UFMT-BAJA.

Para a versão 2015, conta com melhoramentos em relação ao carro antigo, principalmente na parte de eletrônica do carro, como por exemplo, nas luzes de freio e emergência. O projeto contou  com apoio do empresariado local, como a  Tesa,  Ceasears, Tend Tudo, Rondo Aço, Adesivart e Starret.

A competição ocorre entre os dias 6 e 8 de Março, em Piracicaba interior de São Paulo.