Que feio

Deltan usou Lava Jato para lucrar com palestras

por GazetaMT

15 de Julho de 2019, 08h59

Deltan usou Lava Jato para lucrar com palestras
Deltan usou Lava Jato para lucrar com palestras

As mensagens trocadas entre procuradores da Lava Jato e o ex-juiz Sérgio Moro vazadas pelo site Intercept Brasil continuam revelando fatos nada positivos a respeito da atuação da força tarefa que esteve à frente da Operação Lava Jato. As últimas mensagens divulgadas revelam que o procurador Deltan Dallagnol, aquele do power point, usou deliberadamente a operação para ganhar dinheiro com eventos e palestras, o que além de ilegal e muito imoral.

As mensagens revelam que Deltan montou um "plano de negócios" para lucrar muito dinheiro na esteira da Lava Jato e tentou inclusive levar outros procuradores para o lucrativo negócio. Os seus planos foram revelados pelo Intercept e analisadas em conjunto com a equipe do jornal Folha de S.Paulo.

Segundo o divulgado, Deltan teria discutido com um colega a criação de uma empresa em nome de parentes para evitar questionamentos a respeito do recebimento de dinheiro como pagamento pelas palestras, além de criar outra empresa de fachada, um instituto sem fins lucrativos que pagaria altos cachês a eles mesmos, e outras formas de "malandramente" se aproveitar da operação que deveria combater a corrupção nas instituições públicas para ganhar dinheiro.

A ilegalidade no caso está no fato de o procurador ter usado funcionários do seu gabinete, pagos com dinheiro público, para organizar sua agenda de palestras, além de ter exercido atividade remunerada particular, o que em virtude das constantes viagens o impediam de desempenhar a contento o seu trabalho na Procuradoria, além de causar o conflito entre o interesse público e privado.

Esperamos, para o bem do combate à corrupção no país, que esses fatos sejam apurados e que Deltan seja punido por isso, pois como muito bem propugnou a Lava Jato, a lei é para todos!