Que tipo de cirurgia vem depois da bariátrica?

por GazetaMT

17 de Fevereiro de 2017, 08h13

Que tipo de cirurgia vem depois da bariátrica?
Que tipo de cirurgia vem depois da bariátrica?

Dados do Ministério da Saúde apontam que a obesidade é uma doença multifatorial com proporções epidêmicas: 52,5% dos brasileiros estão acima do peso e com hipertensão, diabetes, artropatias, infertilidade e muitas outras doenças causadas pela obesidade. Muitas pessoas optam então em fazer a cirurgia bariátrica que reduz o estômago.

Só que após passar pela bariátrica travam uma luta para conseguir fazer a retirada de pele e gordura que ficam após a perda de peso que varia de 40 a 50 quilos. Mas afinal, o que o plano cobre?

Conforme a Agencia Nacional de Saúde(ANS), os planos devem cobrir a cirurgia reparadora, ou seja,  a dermolipectomia que seria a retirada de um avental de pele sobre o abdômen, provocado pela flacidez que tomou conta do tecido cutâneo. Contudo os planos ainda analisam o tamanho da dobra de pele, se há assaduras e outras questões.

A retirada é feita em geral após 18 meses em que o peso do paciente já estaria estabilizado. Só que após passar pela cirurgia reparadora em geral tem que se passar por uma cirurgia plástica visto que a cicatriz que fica deixa muitos pacientes frustrados e até com baixa estima.  Então buscam a correção e isso o plano não cobre por ser estética.

Em geral os pacientes que realizaram a reparadora devem aguardar pelo menos 3 meses para se submeter a estética para corrigir cicatrizes ou ainda retirar o excesso de pele e gordura  que ficam entre as coxas, os braços, o abdômen e o rosto.

Lembre-se todas as cirurgias têm que ser feitas com indicação e orientação médica. Não tenha pressa em retirar a pele sem antes ter seu quadro de saúde estabilizado. O tempo entre as cirurgias plásticas após a reparadora deve ser de 3 meses para evitar riscos de vida.

Por isso é importante procurar um cirurgião plástico habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica que saberá respeitar o tempo entre as cirurgias e poderá dar uma orientação melhor. Cada paciente é um paciente e cada organismo se recupera de maneira diferente. Mais que estética a opção é sempre pelo bem estar do paciente.