RANKING PARTIDÁRIO

Tribunal Regional Eleitoral divulga números atualizados de filiações em Mato Grosso

Nesta nova lista, PSDB sobe de quinto para terceiro lugar e Democratas e PMDB seguem liderando

por EMERSON DOURADO

11 de Novembro de 2015, 15h36

Tribunal Regional Eleitoral divulga números atualizados de filiações em Mato Grosso
Tribunal Regional Eleitoral divulga números atualizados de filiações em Mato Grosso

Na última atualização referente ao mês de outubro de eleitores filiados a partidos políticos em Mato Grosso, divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral-TSE trouxe uma significada mudança nas posições das agremiações partidárias no estado. Em setembro, os cinco maiores partidos no ranking de filiações era a seguinte, o DEM, PMDB, PPS, PR e PSDB, em ordem crescente. A relação dos nomes de todos os filiados deve ser enviada pelos partidos políticos à Justiça Eleitoral, na segunda semana dos meses de abril e outubro de cada ano.

A grande alteração ocorreu no terceiro lugar, antes ocupado pelo PPS e agora passou para o PSDB, em números subiu de 28.296 eleitores em setembro para 31.999 na lista publicada em outubro, com um aumento de 3.703 eleitores filiados.

Os Democratas se mantiveram no primeiro posto, com o acréscimo de 1.045 novos filiados e vem seguido pelo PMDB que agregou 1.429 novas filiações.Com apenas uma filiação registrada em outubro, o PPS chegou a 29.829 eleitores.O PT se manteve em sexto lugar no número de filiados no Estado de Mato Grosso, com 20.431 registros.

Em setembro havia em Mato Grosso 320.001 eleitores filiados a partidos políticos. A listagem publicada em outubro já registrava um número de 339.121, ou seja, 19.120 mil novos filiados.Do total de filiados no Estado, 53.090 estão em Cuiabá. Na capital de Mato Grosso, o maior partido em número de filiados é o PPS, com 19,9% do total. O PSDB é a segunda maior legenda, com 15,7%. E o DEM vem em terceiro lugar, com 14,25%.

A atualização de outubro também revela duas novas agremiações, o Partido Novo e o Rede Sustentabilidade. Em suas diretrizes, o Partido Novo prega os valores como o livre mercado, liberdades individuais e o indivíduo como único gerador de riquezas, e já apresenta 19 filiados em Mato Grosso, dos quais oito residem em Cuiabá.

Já o Rede Sustentabilidade tem 5 filiados, sendo um residente na Capital do Estado. Esta legenda se apresenta como um movimento aberto e suprapartidário.