REFORMA, FETHAB, LDO...

De autoria do Executivo, AL volta do recesso com quatro impactantes temas para apreciação

por GazetaMT

19 de Julho de 2016, 08h10

De autoria do Executivo, AL volta do recesso com quatro impactantes temas para apreciação
De autoria do Executivo, AL volta do recesso com quatro impactantes temas para apreciação

No próximo dia 1, os deputados estaduais deste nosso glorioso Mato Grosso retornam à atividades, após o chamado recesso branco. Para a base governista o retorno promete ser o de desafio: tentarão consenso sobre uma segunda reforma administrativa, o novo Fethab, Lei de Diretrizes Orçamentárias e mudanças no ICMS. Tudo logo de cara.

Não precisa ser assíduo frequentador da Assembleia Legislativo (AL) para imaginar os enroscos que estão por vir, ainda que as quatro matérias estejam em ritmo acelerado de caminhada. Imagine, leitor, que será mais ou menos como um dia de pouca sorte na fila de um supermercado, mas com gente de gravata e, claro, maior burocracia.

Dadas todas as proporções, esta colune se atreve a frisar...

Em entrevista, o deputado tucano Wilson Santos afirmou que irá propor audiências públicas para debater os assuntos relevantes ao bem comum. Relativismos à parte, estimou na contramão da regra que até o final de agosto todos os temas estarão analisados e aprovados.

Longe desta duvidar, mas pelo andamento da máquina pública no Estado a coisa fica complicada. Estamos em um ano de eleições nos municípios e recém saídos de uma paralisação da qual o funcionalismo ainda não se livrou.  Nos tempos recentes, a impressão que fica é que Mato Grosso perdeu um embalo natural. Nos sentimos parados.

De certo, os deputados deverão correr, cumprir com os compromissos da corrida eleitoral e os da AL. Tem parlamentar figurando como pré-candidato e outros muitos ensaiando palanque.

Em relação à reforma administrativa o Executivo deverá acabar com gabinetes que têm status de secretaria. A LDO, está sob análise do relator da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento Orçamentário da Assembleia, Eduardo Botelho (PSB). Já o novo Fethab, em fase de elaboração final.

Importante dar destaque a este assunto primeiro por se tratar de investimentos diretos e gestão de um recurso que sai do NOSSO bolso. Em segundo pela obrigação cidadã presente em observar de perto a correria de cada parlamentar.

Bancada quando quer consegue trabalhar. Quando quer...