RONDONÓPOLIS

Campanha de vacinação contra a Influenza tem início nesta segunda

Inicialmente o Ministério da Saúde repassou para Rondonópolis 15% do total das doses das vacinas a serem destinadas

por GazetaMT

18 de Abril de 2018, 15h00

Campanha de vacinação contra a Influenza tem início nesta segunda
Campanha de vacinação contra a Influenza tem início nesta segunda

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem início nesta segunda-feira (23) em todas as unidades de saúde de Rondonópolis para os grupos prioritários. A meta é imunizar 90% de cada grupo prioritário, que somam 50.036 pessoas. A Secretaria Municipal de Saúde informa que inicialmente o Ministério da Saúde repassou para Rondonópolis 15% do total das doses das vacinas que serão destinadas ao município e que as pessoas já podem começar a procurar as unidades de saúde mais próximas a partir de segunda.

O dia 'D' da vacinação contra a Influenza está marcado para ocorrer em 12 de maio, das 7 às 17h, mas as vacinas já estarão disponíveis antes desta data. Contudo, o Setor de Imunização da Saúde municipal destaca que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários não precisam ficar preocupadas, pois haverá vacina disponível para todos até, inicialmente, o dia 1º de junho.

A Saúde reforça que fazem parte dos grupos prioritários crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes em qualquer idade de gestação; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da área de saúde (pública e privada); pessoas com mais de 60 anos; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; população privada de liberdade; e, professores de escolas públicas e privadas.

O Setor de Imunização ressalta que o objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza com foco na população alvo. Esta é a 20ª Campanha Nacional contra a Influenza.

H1N1

A Saúde ressalta que foram notificados quatro casos suspeitos de H1N1 em Rondonópolis até o momento. Ocorreu um óbito no Hospital Regional de Rondonópolis de uma paciente de Jaciara. Na Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis uma mulher já deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e passa bem, e duas crianças já tiveram alta médica.

Foram colhidos materiais para a realização de exames para H1N1 dos quatro pacientes e encaminhados a Cuiabá, mas a comprovação ou não dos casos somente poderá ser confirmada em no mínimo 20 dias.