RONDONÓPOLIS

PF faz operação na sede do Impro. Instituto responde em nota

Além de Mato Grosso, são cumpridos mandados em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Goiás

por Robson Morais

12 de Abril de 2018, 14h16

PF faz operação na sede do Impro. Instituto responde em nota
PF faz operação na sede do Impro. Instituto responde em nota

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 12, a Operação Encilhamento, segunda fase  da Operação Papel Fantasma, que investiga fraudes envolvendo a aplicação de recursos de Institutos de Previdência Municipais em fundos de investimento que contém, entre seus ativos, debêntures sem lastro, emitidas por empresas de fachada. Em Rondonópolis, a sede do Instituto de Previdência Social dos Servidores de Rondonópolis -Impro também foi alvo.

Durante toda a manhã, policiais acompanhados de um auditor da Receita da Previdência Social estiveram na sede do Impro, buscando documentos referentes ao período de 2012 a 2016. Em nota à imprensa, o Impro frisa que a movimentação policial não tem referência com qualquer servidor do Instituto. "A operação da Policia Federal não teve, mandatos de prisão e sem indiciamento", diz.

Atualmente, o Impro é classificado como um dos Regimes Próprios de Previdência Social em melhor situação de financeira de Mato Grosso. Em pouco mais de dois anos, o patrimônio líquido do Instituto saltou de R$ 119 milhões para mais de R$ 215 milhões. O aumento é superior a 80%.

Outros Estados

Estão sendo investigados, até o momento, 13 fundos de investimentos de todo o país. Além de Mato Grosso, são cumpridos mandados em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Goiás. Com o avanço das investigações, foram identificados 28 Institutos de Previdência Municipais que investiram em fundos que, por sua vez, direta ou indiretamente, adquiriram os papéis sem lastro.

Os investigados responderão, na medida de suas participações, por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, com penas de 2 a 12 anos de prisão.