Saúde

ESF usa temática do mês da criança para atrair beneficiários do Bolsa Família

Já tem crianças chegando até a unidade e sendo examinadas pelos profissionais

por GazetaMT

31 de Outubro de 2014, 16h01

ESF usa temática do mês da criança para atrair beneficiários do Bolsa Família
ESF usa temática do mês da criança para atrair beneficiários do Bolsa Família

A unidade de Estratégia de Saúde da Família - ESF - do bairro Serra Dourada usou a temática do Dia da Criança para presentear durante todo o mês, com doces, os menores beneficiários do Bolsa Família que comparecessem ao local para a pesagem e medição da altura, além de outros acompanhamentos em saúde, que são condicionalidades obrigatórias para recebimento do benefício. Foi criado, então, no local o 'Mês da Criança'.

Hoje (31), a poucas horas do chamado 'Dia D', que será realizado neste sábado (1) em vários postos de atendimento por toda a cidade, em um mutirão de atualização das crianças que recebem o auxílio do Governo Federal, já tinham crianças chegando até a unidade e sendo examinadas pelos profissionais.

A técnica de enfermagem da unidade, Zenilde Silvaneri, contou que a ideia de presentear as crianças partiu dos próprios profissionais e tem surtido efeito. "Nas últimas sextas-feiras do mês nós nos reunimos e cada um contribui um pouco e compramos pirulitos, balas e as crianças já se acostumaram em vir na unidade. Esta aproximação é importante", analisa.

Programação

Neste dia 1º de novembro, o ESF do Serra Dourada e todos os outros de Rondonópolis ficarão abertos das 8 às 16h, para que as famílias beneficiárias cumpram com as condicionalidades do programa. Atualmente são cerca de 8.900 famílias beneficiadas com o Bolsa Família. As mães devem ir até o PSF mais próximo de sua residência, levando seus filhos, carteira de vacinação e o número do NIS.

As mulheres em qualquer idade, gestantes e nutrizes devem realizar o pré-natal e acompanhamento de saúde e do bebê.