Santa Casa

Núcleo de Segurança do Paciente Santa Casa Rondonópolis

Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) está implantado na Santa Casa Rondonópolis desde 2017

por GazetaMT

01 de Abril de 2019, 09h09

Núcleo de Segurança do Paciente Santa Casa Rondonópolis
Núcleo de Segurança do Paciente Santa Casa Rondonópolis

Criado pelo Ministério da Saúde, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) está implantado na Santa Casa Rondonópolis desde 2017, conforme a portaria n° 529, de 01 de abril 2013 e em respeito às metas internacionais de segurança do paciente estabelecidas pela OMS (Organização Mundial de Saúde). O núcleo tem como objetivo promover a cultura de segurança do paciente na instituição, desenvolvendo ações que melhorem a qualidade da assistência prestada aos pacientes.

De acordo com estudos da Fiocruz (Fundação Oswaldo Crus), um a cada dez pacientes atendidos em um hospital sofre eventos adversos (incidente decorrente da assistência que resulta em dano não intencional ao paciente), entre eles: queda, administração incorreta de medicamentos, falhas na identificação do paciente, erros em procedimentos cirúrgicos, infecções e mau uso de equipamentos médicos. Um dos principais objetivos do Núcleo de Segurança do Paciente é implantar um conjunto de ações que garantam a ausência desses eventos adversos, ou que pelo menos minimizem esses riscos de danos desnecessários aos pacientes.

O Escritório de Qualidade da Santa Casa promove uma série de ações entre os colaboradores da instituição, com foco no núcleo de segurança do paciente desde sua criação, seus objetivos e desafios, com enfoque na importância da participação de todos os colaboradores da instituição no seu dia a dia.

Segundo César Dauzacker, enfermeiro e coordenador do Escritório de Qualidade, para que as ações implantadas pelo núcleo tenham sucesso é preciso a união e empenho dos profissionais atuantes na Santa Casa. "A segurança deve estar muito forte em nossa instituição, para que possamos desenvolver o nosso trabalho com qualidade e consequentemente oferecer uma melhor assistência às pessoas que aqui procuram", completa a enfermeiro.