SANTA CASA

Vereador aciona MP cobrando reabertura da UTI pediátrica

No documento com três páginas, Reginaldo demonstra preocupação com o fechamento do local há mais de 40 dias

por Redação com assessoria

14 de Agosto de 2018, 07h15

Vereador aciona MP cobrando reabertura da UTI pediátrica
Vereador aciona MP cobrando reabertura da UTI pediátrica

O vereador Reginaldo Santos (PPS) entregou nessa segunda-feira (13) uma representação ao Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal pedindo providência no imbróglio envolvendo o fechamento da UTI pediátrica da Santa Casa de Rondonópolis (MT).

No documento com três páginas, Reginaldo demonstra preocupação com o fechamento do local há mais de 40 dias. "É um crime o que estão fazendo, o MP tem que investigar e denunciar os culpados pelo descaso com a UTI. Não se brinca com a vida de pessoas dessa forma, duas crianças já morreram por falta de atendimento. Aqueles que necessitam de um local com tal estrutura, quando tem vaga são encaminhado para Cáceres (MT) ou Cuiabá (MT). Algo precisa ser feito em caráter de urgência", cobra.

O legislador ainda pediu em sua redação fiscalização rígida para todos os envolvidos nos pagamentos de repasse para o hospital filantrópico. "Dentre as atribuições do Ministério Público está a fiscalização também em redes filantrópicas. Rondonópolis dispõe de promotores íntegros e sensíveis a causas como esta. Não tenho dúvida que providências serão tomadas pelo órgão e finalmente vamos descobrir por que o governo do Estado se nega a reconhecer qualquer tipo de dívida ou déficit com a Santa Casa", pontua.

Mas antes da investigação sobre os repasses para a UTI pediátrica, o vereador espera que o MP entre com o pedido de reabertura imediata da unidade. "É preciso saber o que está acontecendo com toda certeza, mas também é necessário reabrir as portas da UTI. Se o Estado deve, terá que pagar nem que seja através do bloqueio de bens ou até ajuste de valores. Aliás a UTI pediátrica só foi viabilizada em Rondonópolis, depois de uma ação da mesma natureza", completa.

A UTI pediátrica, na Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis foi inaugurada no dia 23 de agosto de 2016. Adequação da estrutura e equipamentos custeada com recursos bloqueados da conta do Estado. A ação judicial foi movida pelo Ministério Público Estadual, através do promotor de justiça Ari Madeira. O investimento foi de quase R$ 4 milhões.